Havard e Fundação Lemman Premiam Projeto Social do Governo do Ceará
Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará
O Governo do Ceará conquistou importante reconhecimento na área de tecnologia. Coordenado pelo prof. José Macedo, cientista-chefe de dados da transformação digital do governo e pesquisador do Departamento de Computação da UFC, o projeto terá como foco a avaliação da plataforma BIG Data Social, que vem sendo usada pela Secretaria de Proteção Social.
Veja vídeo sobre o projeto
O projeto agora terá financiamento de US$ 150 mil da fundação Lemann, para o desenvolvimento de estudos focados no uso de dados para tomada de decisão. O grande impacto dessa plataforma será a melhoria das políticas públicas na área de proteção social no Ceará, aplicando metodologias científicas e do uso de BigData e Inteligência Artificial.
Além disso, o projeto medirá o impacto do uso desta plataforma no processo de tomada de decisão baseada em evidências. "Este projeto vai reforçar sem duvida a colaboração existente entre Harvard e a UFC, fruto de várias parcerias e iniciativas, dentre elas o curso de avaliação de políticas públicas sociais realizado anualmente, sob a coordenação das prof.as. Marcia Castro e Marcia Machado", destaca Macedo.
A plataforma BIG Data Social será uma ferramenta importante para os gestores públicos na adoção de uma gestão baseada em dados, e um grande avanço para o programa Cientista Chefe do Governo do Ceará, conduzido pela Funcap.
Saiba a tecnologia de dados utilizada pelo governo
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.