Logo O POVO+
Itataia de novo, de novo...
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Itataia de novo, de novo...

Tipo Opinião
SANTA QUITÉRIA, CE, BRASIL, 20-07-2015: Entrada de mina de urânio e fosfato de Itataia. Mina de urânio (minério) em Santa Quitéria. (Foto: Fábio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA SANTA QUITÉRIA, CE, BRASIL, 20-07-2015: Entrada de mina de urânio e fosfato de Itataia. Mina de urânio (minério) em Santa Quitéria. (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Empresários cearenses renovaram as esperanças sobre a ativação da jazida de Itataia, em Santa Quitéria. Com a aprovação, por parte do Governo Federal, da celeridade do licenciamento ambiental para a exploração da área minérios, com o objetivo de reduzir a dependência da importação de potássio e fosfato, existe, mais uma vez, a possibilidade de retirada do projeto do papel.

A proposta do governo prevê a criação de um comitê interministerial, vinculado ao Ministério da Agricultura, e Itataia estaria entre as prioridades. O presidente do Simagran-CE, Carlos Rubens Alencar, acredita que tudo dependerá agora do Estado, "que nunca demonstrou real interesse no projeto".

Itataia representa quase uma lenda na história dos possíveis investimentos do Ceará, passando por diversos governos ao longo dos últimos 50 anos. Na avaliação de Carlos Rubens, somente na época em que o ex-deputado Ariosto Holanda era secretário da Indústria e Comércio (no primeiro governo Tasso) houve uma batalha pela instalação da usina. "De lá para cá, a prioridade acabou. Esse é um projeto muito importante para o Ceará", acrescenta, destacando os possíveis impactos na economia (como arrecadação de ICMS, empregos na zona rural e pesquisa para as universidades).

FORTALEZA,CE,BRASIL, 27-06-2017: Especial agricultura familiar (Mariana Parente/ Especial para O POVO)
Foto: MARIANA PARENTE
FORTALEZA,CE,BRASIL, 27-06-2017: Especial agricultura familiar (Mariana Parente/ Especial para O POVO)

Maciço

PLATAFORMA PARA AGRICULTORES

A Rede de Agricultores Familiares do Maciço de Baturité, em parceria com o Sebrae Ceará, lançou a plataforma de comercialização dos seus produtos. Trata-se do projeto "Do Chão Maciço" (dochaomacico.webnode.com). A ferramenta possibilita a venda de aproximadamente 120 itens da agricultura familiar, através de entregas programadas a cada 15 dias.

Renda familiar

35% SE ENDIVIDARAM

A crise tem pesado no orçamento das famílias. O aplicativo Mobills (startup de gestão de finanças pessoais) fez um levantamento com uma amostragem de 1.215 usuários e concluiu que 35% dos brasileiros se endividaram em função da redução da renda familiar. Destes, menos da metade (40,2%) declararam que já tinham dívidas em atraso antes da pandemia do novo coronavírus.

Horizonte

R$ 18,9 MI PARA MOBILIDADE

A cidade de Horizonte conseguiu R$ 18,9 milhões para obras de mobilidade urbana; os recursos foram aprovados pelo Governo Federal e são oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através do Programa Avançar. Dentre as obras, estão: pavimentação; instalação de sinalização viária; construção de sistemas de microdrenagem; calçadas com acessibilidade; ciclofaixa; e uma ponte.

Interior

INVESTIMENTOS NOVOS

O comércio passa por um reordenamento. Com o home office, há investidor apostando em uma migração de oportunidades para o Interior. O empresário Philomeno Neto, da companhia FP2, especialista em pequenas empresas, é um otimista. Ele acredita que deverá ocorrer no Ceará um reordenamento semelhante ao de outras cidades como Nova York, onde muita gente está migrando para municípios próximos, nos quais poderão usufruir de mais espaço e conforto.

Tendência

FUSÃO DE ESCOLAS

As escolas passam por severo período de readequação. Segundo o consultor Eduardo Gomes de Matos, que atende a vários estabelecimentos do setor, a tendência é de fusões e aquisições na área. Ou seja: os maiores estabelecimentos concentrando o mercado, adquirindo as menores.

Comércio

PRÉ-DATADOS ZERADOS

As formas de pagamento passam por transformação. Em meio à pandemia, o cartão de crédito ganhou mais força, sendo a preferência do consumidor cearense (81,9%), pelos dados de pesquisa de maio do IPDC. A área de financiamento ficou em segundo lugar, com 22,3%. Curioso: os carnês das lojas continuaram como instrumentos de venda durante a pandemia, mesmo com um percentual pequeno (3,8%), e os cheques pré-datados foram zerados.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?