Logo O POVO+
Comércio: união de força e plataforma digital
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Comércio: união de força e plataforma digital

Tipo Opinião

Com o início da segunda fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas, a previsão é de intensificação dos trabalhos conjuntos para restabelecer as pequenas empresas.

A Fecomércio, por exemplo, lançará uma plataforma digital para integração dos pequenos negócios no universo das vendas online no início de julho. O Senac Comércio também criou curso de gestão e disponibilizará consultoria às empresas.

O presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, explica que uma estratégia está sendo montada com o Sebrae e com outras entidades, para dividir os custos e torná-los acessíveis a um maior número de companhias.

A visão é de que é necessária a união de forças neste momento e de que essa é a hora da reativação da economia.

TV O POVO: RECUPERAÇÃO DAS EMPRESAS

O POVO Economia da TV O POVO/Futura faz hoje, a partir das 20 horas, um balanço sobre estratégias para a recuperação das empresas. O programa conta com a participação dos consultores Marcelo Gonçalves, sócio da KPMG, e Eduardo Gomes de Matos, fundador da Eduardo Gomes de Matos.

BANCO MUNDIAL: UM ANTIGLOBALISTA NA DISPUTA

O Brasil conseguiu um fato inusitado: indicou um representante para o cargo de diretor-executivo no conselho administrativo do Banco Mundial com discurso contrário à globalização. Diante de todas as polêmicas criadas pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, o país corre o risco de ter pela primeira vez uma indicação rejeitada. A pandemia tem posto em xeque vários processos criados pela globalização, mas o discurso do Banco permanece de integração entre as nações.

UFC: DEBATE SOBRE TRIBUTAÇÃO

O economista Evilásio Salvador, doutor em Política Social pela UNB, participará hoje, às 19 horas, de debate sobre tributação regressiva, fundo público e políticas sociais. A mediação será do ex-deputado federal e sindicalista Eudes Xavier. O debate pode ser acompanhe pelo Faceebook ou pelo Youtube.

SANEAMENTO BÁSICO 1: MARCO E COMITÊ REGULADOR

O novo marco regulatório do saneamento básico deve passar pelo plenário do Senado na próxima quarta-feira. O projeto universaliza os serviços de saneamento básico e fortalece a Agência Nacional de Águas (ANA). O relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB) permite que a instituição estabeleça as referências nacionais para o setor e faça regulação tarifária. Também foi proposta a criação do Comitê Interministerial de Saneamento Básico (CISB), com a missão de assegurar a implantação da política federal de saneamento básico e de coordenar a alocação dos recursos financeiros.

SANEAMENTO BÁSICO 2: PREFEITOS E A COVID-19

Os prefeitos devem tentar conhecer bem o marco regulatório para o saneamento. O senador Tasso Jereissati dará sua contribuição no processo: amanhã, às 11 horas, ele participará do Seminário Gestores Públicos Prefeitos Ceará - Edição Especial Covid-1 para apresentar o cenário econômico e a questão do saneamento. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Future (institutofuture.com.br/prefeitos2020) de forma gratuita.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?