Logo O POVO+
Fortaleza: renda básica e banco com moeda digital
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Fortaleza: renda básica e banco com moeda digital

Tipo Opinião
Deputada Larissa Gaspar (Foto: Tatiana Fortes em 01/10/2019)
Foto: Tatiana Fortes em 01/10/2019 Deputada Larissa Gaspar

Avereadora Larissa Gaspar (PT) apresentou projeto que institui o Programa de Economia Solidária, Desenvolvimento Econômico Social e Combate à Pobreza em Fortaleza. A proposta cria banco e moeda digitais, inspirado nas experiências exitosas como as do Banco Palmas e da Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro.

A ideia tem três subprogramas: um de renda mínima, a ser pago a famílias em estado de vulnerabilidade social; um de comercialização solidária, com feiras e eventos promovendo o comércio justo; e um de educação solidária, com formação profissional e empreendedora para que a população aprenda a movimentar essa economia solidária.

O fundador do Banco Palmas, Joaquim Melo, destaca os impactos sociais e econômicos dos programas de renda mínima. O executivo colaborou na implantação do projeto em Maricá e ressalta o bom resultado nesse período de pandemia, quando as compras locais foram favorecidas através da circulação de uma moeda da própria cidade. No caso de Fortaleza, ele aconselha que o projeto seja implantado por todos os bairros gradualmente.

Cícero Rocha, presidente do Instituto Empresariar
Foto: Divulgação
Cícero Rocha, presidente do Instituto Empresariar

Empresas familiares

MENORES PERDAS NA CRISE

As empresas familiares apresentam normalmente menores perdas nos períodos de crise. Essa é a avaliação do consultor Cícero Rocha, CEO do Instituto Empresariar. "Como essas companhias tendem a ser mais conservadoras, elas se arriscam menos em movimentos bruscos", reforça.

Apesar disso, nesta pandemia, as companhias que vinham apresentando risco elevado estão com mais dificuldades para sobreviver. No longo prazo, entretanto, o consultor aposta em um domínio da economia por empresas familiares, em função da tendência de humanização, que já faz parte do DNA dessas companhias. Cícero Rocha participou ontem do O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN.

Auxílio

AGILIDADE NA AJUDA

Boas ideias têm surgido na Câmara Municipal de Fortaleza para atender as populações que mais sofrem os efeitos da pandemia na economia local, mas falta agilidade para aprovar e implantar algumas dessas medidas. Resultado: há o risco de se terminar o período de calamidade sem a implantação de propostas como o auxílio emergencial a artistas locais e a professores substitutos de escolas públicas municipais, entre outras propostas.

PwC

PLANO PARA RETORNO SEGURO

A PwC Brasil realizou estudo sobre a retomada aos locais de trabalho. A consultoria recomenda um plano com estratégias para esse momento, incluindo uma análise sobre quem precisa realmente voltar ao local da empresa e a criação de um manual de retorno seguro. O sócio da PwC Brasil (escritório de Recife), Vinícius Rêgo, reforça a necessidade de um retorno programado e de uma política empática, onde se levem em conta as preocupações dos empregados com questões relacionadas à sua saúde ou à de familiares.

Mercado

CEARÁ GLOBAL ONLINE

A edição 2020 do Ceará Global, evento voltado para a internacionalização da economia do Ceará, ocorrerá no período entre 25 e 27 de agosto de maneira totalmente online. Os participantes terão canais temáticos diferentes para acompanhar a programação e acesso a um mapa virtual da Região Metropolitana de Fortaleza e de locais considerados relevantes para os negócios com o mercado internacional.

Investimentos

VALOR DA GOVERNANÇA

Os profissionais da área de investimentos estão dando mais relevância ao trabalho de governança das empresas. A pesquisa Pratique ou Explique, sobre o uso do Informe de Governança com base no Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas, revela que 96% dos seus respondentes ressaltam a importância dessas análises; e 90% acham que as informações têm impacto nas recomendações ou decisões de investimento. O estudo foi realizado por um grupo de trabalho formado por várias entidades atuantes no mercado de capitais.

TIM

MAIS DE 600 MIL CLIENTES

A TIM Live apresentou crescimento de 20% de crescimento na base de clientes no primeiro trimestre em relação ao igual período do ano passado. A empresa superou a marca de 600 mil clientes e investe na expansão da sua rede de fibra ótica.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?