Logo O POVO+
Cresce volume de contratações de empréstimos no Ceará
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Cresce volume de contratações de empréstimos no Ceará

Tipo Opinião

Com as dificuldades para encontrar trabalho, mais pessoas são lançadas no mercado como empreendedores e precisam de recursos para iniciar um novo negócio.

Conforme números da Lendico, fintech que atua na área de empréstimo pessoal online, somente no mês de julho de 2020 foi registrada pela empresa uma elevação de 36% na quantidade de pedidos realizados no estado. O principal motivo para a contratação de recursos foram ações na área de empreendedorismo; o valor foi 50% superior aos 24% registrados em junho.

Houve também uma elevação nas solicitações de compras: o crescimento nessa área passou de 5% em junho para 6% em julho. Estão nessa categoria os pedidos de empréstimos para compra de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e aquisição de veículos.

Ainda é cedo para saber o que resultará desse movimento: se teremos novos empregadores no mercado ou apenas novas categorias de subemprego.

Ceará Global 1: oportunidade para os municípios

O Ceará Global fechou parceria com o Banco Interamericano (BID) e com a Apex, o que pode gerar oportunidades para cidades de pequeno e médio porte. O vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior e organizador do evento, Rômulo Alexandre Soares, destaca que há recursos no mercado para o financiamento de projetos de infraestrutura, principalmente aqueles ligados à questão ambiental, como os resíduos sólidos. Assim, há uma convocação dos secretários de desenvolvimento dos municípios para pensar as possibilidades de projetos.

Este ano, o evento ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 deste mês, online e bilíngue, com a participação de agência de fomento de Macau.

Ceará Global 2: atração de investimentos

A atração de investimentos estrangeiros sempre foi um dos focos do governo para destravar a área de infraestrutura. Com a pandemia, houve uma parada das cadeias de suprimento no mundo, mas há esperança de retomada.

Rômulo Alexandre Soares reforça a necessidade de se olhar para o médio prazo. Segundo ele, apesar das perdas em alguns setores no semestre, quando se analisa um período de 10 anos, é preciso perceber a evolução das exportações e importações do Ceará.

O POVO Economia

O POVO Economia entrevista hoje, a partir das 18 horas, a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN/Fiec), Karina Frota, e o advogado Rômulo Alexandre Soares. O programa será exibido na TV OPOVO/Futura.

Refeições coletivas

A retomada gradual das empresas em todos os setores começa a impactar no segmento de refeições coletivas. A Serlares, por exemplo, tem uma expectativa positiva para este semestre, com a volta de alguns clientes cujas atividades estavam suspensas.

North Shopping: lançamento de foodstop

Os shoppings da rede Ancar Ivanhoe no Ceará fecharam parceria com a Onyo para realizar entregas de alimentos. O serviço já funciona através de aplicativo do North Shopping Jóquei e se estenderá ao North Shopping Fortaleza, ao Via Sul Shopping e ao North Shopping Maracanaú, através da ferramenta FoodStop.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?