Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
O Porto do Mucuripe tem um raio de influência amplo: atende a cinco estados do Nordeste brasileiro, além das regiões Norte, Centro-Oeste e do Vale do São Francisco. Com uma localização estratégica e linhas regulares de navegação que fazem ligação com Estados Unidos, Canadá, América Central, Europa, África e países do Mercosul, há potenciais que ainda podem ser explorados, inclusive pela iniciativa privada através de concessões. E esse será um dos pontos debatidos durante webinar da FGV Transportes, na próxima quinta-feira, a partir das 10 horas, que tratará do futuro do porto.
Mesmo com a queda na movimentação de cargas registrada em função da pandemia da Covid-19, o porto deve terminar o ano de 2020 com resultados positivos, em função do aumento do número de desembarques de trigo e outros granéis sólidos. Há também uma aposta na movimentação de contêineres.
Vale ressaltar que o Mucuripe sentiu os efeitos da criação do Porto do Pecém e, desde então, vem buscando modelos novos de atuação. A partir da necessidade de uma nova visão, foi criado o Terminal Marítimo, para a chegada de cruzeiros; foi transformado em espaço de eventos; tem lutado para a manutenção do seu parque de tancagem de combustível, mas continua sobrevivendo da manutenção dos seus serviços básicos, como a movimentação de cargas de graneis sólidos.
Marquise
A SM Consultoria, do economista Sérgio Melo, assessorou a Marquise na compra da empresa CTR Bahia, responsável pelo aterro sanitário da Região Metropolitana de Salvador, e com foco em tratamento da destinação de resíduos industriais. Uma operação bastante interessante em consonância com o que a Marquise já desenvolve.
Clínica
O setor de saúde foi uma das áreas com maior evidência em 2020, sendo visível a expansão de algumas atividades. A Clínica Evangelista Torquato, que completa 10 anos, por exemplo, prevê uma série de mudanças e expansão no segmento da reprodução humana. Para proporcionar mais informações sobre o segmento, nesta quinta-feira, haverá inauguração de um quiosque educativo sobre a saúde reprodutiva da mulher, no Shopping Iguatemi.
Fiec
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) comemora seus 70 anos com o lançamento de uma plataforma. A ferramenta, lançada ontem, foi construída de forma participativa com todos os sindicatos da indústria. O presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, liderou grupo de trabalho com 10 economistas cearenses, coordenados pelo economista e Ph.D. em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Lauro Chaves Neto. O trabalho apresenta uma visão de futuro da indústria, com uma proposta mais competitiva e sustentável.
Chineses
A cearense Sou Energy fechou parceria com a Hoymiles, que desde o ano passado já mirava no mercado brasileiro. Com o acordo, a Sou Energy vai fornecer assistência técnica para a gigante chinesa, produtora de microinversores em território brasileiro.
2020
As Câmaras Setoriais e Temáticas da Adece apresentam hoje, pela manhã, os resultados e ações das gestões deste ano. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, diz que esse ano foi atípico e com muitas dificuldades para praticamente todos os setores. "Em 2020, as Câmaras foram de suma importância para a construção do protocolo de retomada das atividades econômicas", ressalta.
VCI SA
A área de turismo foi uma das mais atingidas pela pandemia de coronavírus, mas algumas empresas conseguiram se destacar apesar das dificuldades. A VCI SA, incorporadora que atua no segmento de multipropriedade com a marca Hard Rock Brasil, foi uma desses casos: venceu 6 dos 9 prêmios da oitava edição do Top Seller Event, realizado na última semana pela RCI Brasil.
Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.