Logo O POVO+
Proposta: parcelamento do ISSQN para autônomos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Proposta: parcelamento do ISSQN para autônomos

Tipo Opinião
Danilo Lopes (POdemos) (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Danilo Lopes (POdemos)

Começa a pressão na Câmara Municipal de Fortaleza pelo parcelamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O vereador Danilo Lopes (Podemos) puxa a discussão e pede celeridade na tramitação do Projeto de Lei Complementar 12/2021, que aumenta o prazo para pagamento do imposto pelos profissionais autônomos até novembro, dando a opção de oito meses de parcelamento. Conforme o Código Tributário do Município de Fortaleza (Lei Complementar nº 159, de 23 de Dezembro de 2013), é permitido apenas três meses de quitação das parcelas.

O projeto de lei foi protocolado durante o recesso parlamentar mas, até o momento, não há anúncio de que entrará brevemente em pauta. O vereador argumenta que a proposta não implica renúncia fiscal por parte da Prefeitura, oferecendo condições para o contribuinte organizar as finanças durante o ano e evitando a inadimplência.

"Temos urgência, pois o setor de serviços foi o mais afetado com a pandemia. E os profissionais liberais se veem agora pressionados pela necessidade de pagar o ISSQN", destaca.

Luiza Helena Trajano: empreendedorismo para os negócios e em favor da resolução dos desafios do País
Foto: Economic Forum / Benedikt von Loebell/ Divulgação
Luiza Helena Trajano: empreendedorismo para os negócios e em favor da resolução dos desafios do País

Movimento

UNIDOS PELA VACINA

A empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, marcou ontem mais um gol de placa ao iniciar o movimento "Unidos pela Vacina", que pretende imunizar todos os brasileiros até setembro.

A proposta foi lançada inicialmente dentro do Grupo Mulheres do Brasil, e conseguiu o apoio de entidades e empresários para facilitar a chegada do imunizante contra a Covid-19. Luiza mais uma vez acerta no tom: não quer perder tempo na discussão dos culpados pelas dificuldades, mas quer a solução rápida do problema.

2021

CIÊNCIA E ECONOMIA

O Lide Ceará promoveu segunda-feira debate sobre o cenário para 2021, com o tema "Ciência e Economia". Os palestrantes foram: Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz; e Marcos Mendes, pesquisador-associado em políticas públicas no Insper.

Durante o debate, a pesquisadora da Fiocruz afirma que 70% da população brasileira pode ser vacinada em um semestre, desde que com apoio da iniciativa privada.

Carnaval sem folia

COMÉRCIO APOSTA EM PROMOÇÕES

O Carnaval de 2021 será o mais diferente dos últimos tempos. Com a proibição das folias em função do coronavírus, o comércio estará aberto e fará de tudo para atrair os clientes. O presidente da CDL, Assis Cavalcante, conta que não houve tempo para organizar o movimento de liquidação para o período, mas as lojas farão ações individuais para a queima dos seus estoques.

GPTW

ENTRE OS MELHORES NACIONAIS

Varejistas cearenses estão entre as melhores empresas do país, segundo pesquisa do Great Place To Work (GPTW): a Acal Home Center, na categoria "pequenas e médias empresas"; e os Mercadinhos São Luiz, que alcançaram a quinta colocação nacional entre as grandes companhias.

Seguro

MERCADO DE BENEFÍCIOS

Corretoras de seguros e benefícios já se movimentam visando a adequação ao mercado criado pela flexibilização do trabalho. No Nordeste, a superintendente da Galcorr, Taylane Siqueira, diz que as áreas de planejamento dos setores estratégicos das grandes empresas da região discutem tanto a redução de custos das corporações quanto as potenciais saídas para reter os funcionários em um momento de grande incerteza. Ela acredita que, diante dessa nova realidade, o segmento de concessão de benefícios pode ganhar mais relevância. No ano passado, a empresa voltou a atuar em Recife, atraída pelo mercado de seguros de grandes riscos.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?