Logo O POVO+
Cenário econômico: andar com fé eu vou...
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Cenário econômico: andar com fé eu vou...

Tipo Opinião

Empresários, economistas e consultores cearenses mantiveram o índice de pessimismo em relação ao cenário econômico. Apesar disso, continuam acreditando em possibilidades de melhorias no futuro.

A pesquisa "Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE)", realizada pela Fecomércio-CE e pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-CE), ouviu 103 especialistas em Economia entre janeiro e fevereiro. Foi apresentado pessimismo em relação ao nível de emprego, taxas de juros, taxas de câmbio, gastos públicos, taxa de inflação e salários reais.

O contexto negativo, entretanto, não impediu o otimismo em relação à evolução do PIB, à oferta de crédito e ao cenário internacional. Permanece o sonho da vacinação em massa, para que a economia possa retomar com força.

Francisco Lima, conselheiro do Creci
Foto: Divulgação
Francisco Lima, conselheiro do Creci

Imóveis

Planejamento das vendas

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-CE) tem reforçado a preparação dos profissionais na área de avaliação imobiliária. Será iniciado um curso de pós-graduação para corretores imobiliários em março, cujos beneficiários serão os proprietários de imóveis: a ideia é que eles possam ter um melhor planejamento na venda de seus bens.

Pelo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), o mercado fechou em alta de 9,8% nas vendas, mas é preciso também planejamento para comercializar. O perito-avaliador e conselheiro do Creci, Francisco Lima, explica que é possível colocar, no valor de venda, imóveis com preços mais adequados em relação ao mercado, não precisando o vendedor e o comprador contarem apenas com a sorte.

BC

Oficialização do poder

O que significa a autonomia do Banco Central em um país curvado ao mercado? Pouco! Trata-se apenas da oficialização do poder. Na história recente, no único momento em que houve intervenção na política monetária, a presidente caiu em seguida. Talvez a medida tenha sido apenas um recado, antes do governo enfiar os pés e as mãos na política de preços da Petrobras e avisar que terá a mesma estratégia no setor de energia.

Inflação

Mais pobres

A inflação de Fortaleza nos últimos 12 meses superou 6,4%. Ou seja, conforme lembra o economista e assessor da BFA, Pedro Fernandes, mesmo quem conseguiu preservar a sua renda durante o período ainda ficou 6,4% mais pobre.

Abengoa

Suspensão de pagamentos

Saiu terça-feira notícia no jornal El País sobre a maior suspensão de pagamentos de uma empresa na Espanha, desde julho de 2008. A matéria falava sobre a companhia Abengoa, que atua nos setores de infraestrutura, meio ambiente e energia, com passivo de sete milhões de euros.

A informação repercutiu no Ceará, já que o consórcio vencedor da licitação para a construção e operação da Planta de Dessalinização de Água Marinha da Região Metropolitana, liderado pelo grupo Marquise, também é formado pela Abengoa. Questionado pela coluna, o consórcio respondeu que "a empresa não é a mesma". No Ceará, a empresa participante é a Abengoa Água.

Mob Telecom

Ampliação no Cariri

A operadora Mob Telecom iniciou ontem um ciclo de inauguração de lojas no Cariri. Serão cinco novas unidades, que representam um investimento de R$ 15 milhões e a geração de 100 empregos diretos e indiretos.

Delivery

Associação Nossa Casa

A Avine, empresa cearense produtora de ovos, lançou seu delivery, mas com caráter solidário: a companhia vai doar um kit de ovos para a Associação Nossa Casa a cada nova assinatura em seu sistema próprio de entrega.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?