Logo O POVO+
Mercados expõem crise de confiança
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Mercados expõem crise de confiança

Tipo Análise

Há uma frase do poeta Charles Baudelaire, publicada no livro "Diários Íntimos", que afirma que "se, por algum azar, as pessoas compreendessem umas às outras, elas nunca seriam capazes de chegar a um acordo".

A reflexão do escritor traduz bem o momento atual. O País enfrentou mais uma semana difícil, amargando os números da elevação do número de mortes de vítimas da Covid-19 e a crise de confiança dos mercados.

Como se isso não bastasse, a notícia sobre a saída do presidente do Banco do Brasil, André Brandão, que colocou seu cargo à disposição do Palácio do Planalto, contribuiu para aprofundar as perdas na bolsa de valores - o Ibovespa fechou com queda de 4,37% no mês, a pior semana desde março de 2020.

Apesar da renúncia do presidente do BB ter sido negada, o mercado entendeu o recado: podem ocorrer trocas bruscas no primeiro escalão das estatais e da equipe do governo. Os investidores, mais uma vez, tentaram se proteger, e o dólar bateu a máxima de R$ 5,60 para venda.

Tudo isso enquanto o presidente fazia campanha eleitoral em Tianguá, anunciando obras, provocando aglomerações e destacando o seu "viagra" político. Todo o espetáculo foi bem compreendido, infelizmente. Tristes trópicos!

 

Marcus Vinicius Saraiva
Foto: Divulgação
Marcus Vinicius Saraiva

Hub

BS INNOVATION

Novidade na área de inovação. No próximo dia dois será lançado o BS Innovation Hub. Trata-se de um espaço criado por Gomes de Matos Consultoria, Cordel Ventures e BSPar Incorporações para unir empresas tradicionais com startups.

Em entrevista à coluna, o Chief Marketing Officer (CMO) do projeto, Marcus Vinícius Saraiva (foto), explica que o objetivo macro do hub é fortalecer o ecossistema de inovação do Estado, conectando os diversos atores que atuam nele.

Devem ser conectadas e aceleradas dez empresas por semestre, em áreas como varejo, saúde, educação, logística, internet das coisas e marketing. É estimado um investimento superior a R$ 1 milhão para a abertura do projeto, que funcionará em um espaço com 300m2, localizado no BS Design.

 

TV

O POVO ECONOMIA

O POVO Economia da próxima semana entrevista o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares; o gestor de lazer da Wee Travel, Renan Silva; o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa; e o CEO da Apartio, Luiz Studart. O programa será exibido segunda-feira, às 18 horas, pela TV FDR.

Termelétrica

SUPERANDO HIDRELÉTRICAS

A usina termelétrica Pecém, que pertence ao grupo EDP, terminou o ano de 2020 com disponibilidade anual de aproximadamente 92% - ou seja, superior ao compromisso assumido em seus contratos com o sistema elétrico nacional. O desempenho supera as unidades hidrelétricas.

"Sou Academy"

PROJETO DE ENERGIA SOLAR

A Sou Energy, empresa distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, relança em março o projeto "Sou Academy". O objetivo é qualificar profissionais da área de energia solar para atender a demanda do setor.

99

CARTEIRA DIGITAL

O aplicativo de transporte 99 lançou em Fortaleza sua carteira digital para pagamento de corridas. Foi criado o dispositivo 99Pay, que permite a quitação de boleto bancário e a recarga de celular.

O diretor da 99Pay, Mauricio Orsolini Filho, explica que, com a pandemia, a mobilidade urbana tem sido ainda mais desafiadora em grandes centros urbanos como Fortaleza. "Uma pesquisa nacional, que realizamos no ano passado, apontou que 54% dos entrevistados relataram utilizar transporte por aplicativo com maior frequência; 43% afirmaram que o motivo é fugir de aglomerações em outros meios".

A carteira digital, segundo ele, permitirá que a população desbancarizada de Fortaleza tenha acesso a pagamentos digitais de maneira simples.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?