Logo O POVO+
Construção sinaliza nova redução de lançamentos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Construção sinaliza nova redução de lançamentos

Segmento de construção civil, segundo seu sindicato, viveu no primeiro trimestre do ano um "boom" em vendas no Ceará
Tipo Opinião
Vice-presidente da área financeira do Sinduscon-CE, Clausens Duarte (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Vice-presidente da área financeira do Sinduscon-CE, Clausens Duarte

O vice-presidente da área financeira do Sinduscon-CE, Clausens Duarte, participou de reunião com o Chefe do Departamento Econômico do Banco Central do Brasil, Ricardo Sabbadini, e traçou um cenário positivo.

Apesar do desemprego em alta e da Selic com uma nova fase de aumento, ele falou que o segmento viveu no primeiro trimestre do ano um "boom" em vendas. "De janeiro a março deste ano, 3.848 imóveis foram adquiridos com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE); esse número é 248% maior que as 1.105 unidades financiadas no primeiro trimestre de 2020".

Mas há uma ameaça ao setor que vem pelo lado dos custos, com a elevação da inflação. Nos últimos 12 meses, a alta acumulada do INCC se aproxima dos 13% (12,98%) - esse percentual foi o mais alto dos últimos 10 anos.

Diante dos aumentos, há uma sinalização de redução dos lançamentos, por conta do receio da viabilidade dos empreendimentos, uma vez que os empreendedores não conseguem repassar os aumentos para o consumidor final.

Luiza Trajano 

LADO ESPIRITUAL ELEVADO

Luiza Helena Trajano
Foto: Lailson Santos/Divulgação
Luiza Helena Trajano
Ontem, a empresária Luiza Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, participou de evento do Comitê de Empreendedorismo-Comunidade Florescer, do núcleo do movimento no Ceará. Mais uma vez ela deu uma lição de vida, ressaltando que, em alguns momentos, o mais importantes é a fé. Com muito bom humor, relatou que tem vivido uma correria tão grande que não tem tempo para ter depressão, nem para gastar dinheiro.

"O vírus mexe com a nossa impotência e a nossa incompetência. De repente, às vezes, a única saída é esperar; nesse momento, é tentar entrar em um lado espiritual mais elevado", reforçou.


Retomada 1

ABEOC LANÇA FUNDO PARA EVENTOS

A Associação Brasileira de Eventos (Abeoc-CE) lançou um fundo para viabilizar editais de eventos virtuais. O "Abeoc Vai dar Certo" está sendo constituído por doações de amigos, lideranças empresariais e benfeitores. Com 15 meses de paralisação, a cadeia produtiva do segmento passa por dificuldades extremas e será preciso investimentos para ser recomposta.

A presidente da Abeoc-CE, Enid Câmara, explica que há recursos no momento para apoiar 17 eventos; porém, serão necessárias mais doações. Atualmente, há mais de 100 eventos agendados até dezembro, e a entidade pretende apoiar essa retomada.

Retomada 2

EDITAIS FRACIONADOS

O edital do fundo "Abeoc Vai dar Certo" receberá a inscrição de projetos de eventos corporativos virtuais encaminhados por associados da entidade, os quais serão fracionados em lotes. Os doadores terão, como contrapartida, a exposição da sua marca em todas as peças de divulgação dos eventos.

Energia

REDUÇÃO DE CUSTOS

O setor de energia passa por mudanças profundas, e novas oportunidades começam a surgir. No mercado livre, por exemplo, há perspectiva de redução de custos para as empresas. O assunto será discutido amanhã, às 17 horas, durante evento online promovido pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE).

Supermercados

CAMPANHA SUPERSOLIDÁRIO

A Associação Cearense de Supermercados (ACESU) entregará hoje 2.556 cestas básicas, arrecadadas através do "Movimento SuperSolidário". A Central Única das Favelas (CUFA) será a primeira entidade beneficiada. Os alimentos serão distribuídos para famílias de 20 comunidades em situação de vulnerabilidade econômica.


Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?