Logo O POVO+
Ceará prepara "ataque vigoroso" em busca de investimento
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará prepara "ataque vigoroso" em busca de investimento

Estado prepara plano de promoção do Ceará para atração de investimentos
Tipo Análise
MAIA Júnior (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO MAIA Júnior

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Maia Júnior, relata que a atração de investimentos funciona como uma novela: "são muitos capítulos, cada um com a sua história".

No último capítulo da novela cearense, os roteiristas propõem um "ataque vigoroso" em busca de investimentos. A Covid-19 atrapalhou as viagens e os contatos "olho no olho", mas o desenrolar da história promete ação, através da estruturação de um plano de promoção.

Um acordo com o BNDES já foi fechado, e há negociação com o BNB para o financiamento da proposta. As cenas dos próximos capítulos ficarão com o governador Camilo Santana, que anunciará os projetos e as ações futuras. No pacote de boas notícias, deve entrar a exploração de ferrovanádio (uma liga de ferro e vanádio) em uma área próxima ao município de Pedra Branca.

O protocolo com a empresa Jangada Mines, negociada na bolsa de Londres, está em fase de avaliação final pela Procuradoria Geral do Estado. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

 

Estado

EM BUSCA DO CAPITAL EXTERNO

Ontem, Maia Júnior participou do Fórum Investimentos Brasil 2021, um evento internacional organizado pela Apex-Brasil, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo Federal. O secretário apresentou os potenciais de negócios da economia cearense e um pouco da agressividade local em busca de investimentos estrangeiros.

 

Cabo submarino faz conexão entre Brasil e Europa
Foto: Fábio Lima
Cabo submarino faz conexão entre Brasil e Europa

Entre Sines, Fortaleza e Pecém

INAUGURAÇÃO DE CABO SUBMARINO

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, está em viagem oficial a Portugal. Ontem, esteve em Lisboa e assinou três memorandos de entendimento - um deles com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor.

Hoje, a programação de Pontes é em Sines: ele participa da cerimônia de início das operações do cabo submarino de fibra óptica da empresa Ellalink, que fará a ligação entre Sines e Fortaleza. São aproximadamente seis mil quilômetros de cabo entre o Ceará e Portugal, mas podem existir outras extensões, já que há negociação para o fechamento de parceria com o Pecém, uma vez que os dois portos estão na rota do hidrogênio verde.


Proposta

TESTES NOS PROTOCOLOS DOS EVENTOS

A presidente da Abeoc-CE, Enid Câmara, continua na luta para a retomada da área de eventos corporativos. A proposta levada ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus para o retorno de eventos híbridos, com até 30 pessoas no espaço presencial, é de realização de testes como parte dos protocolos, além da permissão aos vacinados.

A grande pergunta feita pela empresária é a mesma dos representantes das escolas: se é possível manter as lojas dos shoppings abertas, porque não é possível colocar 30 pessoas em uma sala tomando todos os cuidados?

Sicredi

OPEN BANKING

O Sicredi-CE, que tem atuado na área de educação financeira, pretende aproveitar as janelas de oportunidades que devem ser criadas pelo "open banking". O diretor-executivo da instituição, Marcos Aragão, avisa que essa será uma das apostas do Sicredi.

VSM

CONQUISTAS NO MERCADO

A VSM Comunicação Integrada, pelo ranking do Anuário da Comunicação Corporativa 2021, produzido pela Mega Brasil, figura como líder em faturamento no Norte-Nordeste. A agência também acabou de participar de concorrência nacional e manteve, entre os seus clientes, a Estácio Ceará e a Unifanor, instituições do Grupo YDUQS, e ainda conquistou a conta da Estácio São Luís, no Maranhão.

 

Acompanhe O POVO Economia, no Canal FDR:

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?