Logo O POVO+
Ceará prepara "pas-de-deux" na área de energia
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará prepara "pas-de-deux" na área de energia

Empresários da área de energia renovável apostam no crescimento de parques híbridos, com usinas solares e eólicas
Até 2025, os projetos eólicos em execução no mundo devem adicionar mais 470 GW ao setor elétrico (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Foto: Getty Images/iStockphoto Até 2025, os projetos eólicos em execução no mundo devem adicionar mais 470 GW ao setor elétrico

Apesar dos riscos do país enfrentar uma crise inédita de falta de água nos seus reservatórios, conforme alertou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os empresários cearenses que trabalham na área de energias renováveis estão otimistas.

A aposta é na criação de parques híbridos, compostos por usinas solares e eólicas. O empresário Lauro Fiúza, presidente do Conselho do Grupo Servet e fundador da Associação Brasileira da Energia Eólica (Abeeólica), acredita que a junção dos dois modelos de usina se assemelha ao "pas-de-deux" (passos para dois) no balé. "No período em que não temos vento, nós temos sol. É uma junção perfeita", destaca. Com esse modelo de parque, o empresário acredita que será possível dobrar a produção de energia, conforme informou ontem, durante evento coordenado pela Câmara de Energia da Fiec.

A visão é de que o Nordeste tirou finalmente o bilhete premiado. O diretor de gestão energética do Sindienergia, Paulo Siqueira, destacou que a tendência é de atração de mais empreendimentos nesta área, para a montagem de projetos de geração distribuída, atraindo novos modelos de negócios em áreas entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

O fato é que já houve uma redução significativa no custo de geração de energias consideradas alternativas. Esse foi um passo importante para o crescimento das empresas na área. Diante disso, podemos viver duas realidades: a de um Brasil que talvez tenha de importar energia de países vizinhos como a Argentina e o Uruguai, e a de estados como o Ceará que hoje exporta energia e ainda desenvolve projetos de hidrogênio verde. Ou seja, o estado tem a possibilidade de enfrentar o problema com menos dificuldades.

Caso isso se concretize, será uma virada de jogo considerável, principalmente com o histórico de secas e flagelos da região.

Modelo híbrido

SHOPPINGS E E-COMMERCE

Marcelo Filho,vice-presidente de Operações do Grupo JCPM,
Marcelo Filho,vice-presidente de Operações do Grupo JCPM, (Foto: Divulgação)

Os shoppings estão mantendo modelos híbridos de atendimento. O vice-presidente de Operações do Grupo JCPM, Marcelo Filho, tem liderado o processo digital dos empreendimentos. Atualmente, o marketplace já soma quase 800 lojas, com vários modais de entrega; somente em Fortaleza, são mais de 150 lojas na plataforma online dos Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy. A estratégia em datas importantes para o comércio, como o Dia dos Namorados, é a chamada "Live Shop", para gerar atenção para produtos e preços com mais tendência de consumo no período.

Grupo Jereissati

MUDANÇA SOCIETÁRIA

O mercado de shoppings tem se modificado. Ontem, uma das notícias que chamou atenção foi a proposta de reestruturação societária do Grupo Iguatemi, em São Paulo, liderado por Carlos Jereissati. O motivo foi revelador: levantar capital para fusões e aquisições, mantendo o controle do negócio nas mãos da família. Pela proposta, a Jereissati Participações (JPSA3) vai incorporar 100% da área de shoppings. A aposta é no crescimento do setor.

Campo Ouro Verde

EXPANSÃO DE NEGÓCIOS

A distribuidora de hortaliças Campo Ouro Verde vem ganhando mais espaço entre os supermercados do Ceará e do Piauí. A empresa passou a fornecer seus produtos para seis lojas da Rede Vanguarda, que atende o mercado piauiense há 34 anos.

VCI

SUSPENSÃO DE REGISTRO

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu o registro de companhia aberta da Venture Capital Participações e Investimentos (VCI), responsável pelos hotéis da marca Hard Rock no Brasil. O motivo apresentado foi o descumprimento da obrigação de prestar informações à autarquia.

A VCI, ontem, no final da tarde, informou que a suspensão temporária do registro na CVM não impactará nos projetos ou nas vendas das frações imobiliárias. Segundo eles, haverá apenas limitação temporária de emissão de novos papéis na B3, o que já não era feito pela VCI desde 2018.

Pedras

NA ROTA DE EXPORTAÇÃO

O mercado exportador funciona de forma articulada. O diretor da Ceará Stone, Flávio Gomes, reforça a necessidade permanente de acompanhamento e parcerias internacionais. O empresário, que comercializa granito do Ceará para Estados Unidos, Europa e Ásia, através do Complexo do Pecém, explica que é preciso fomentar a logística. "Temos a matéria-prima mas, para fomentar a logística do comércio exportador, precisamos estar alinhados com diversos países. Um exemplo é a China, que, mesmo com o aumento do valor do custo de frete, permanece como um dos principais parceiros exportadores do nosso granito. Isso reflete diretamente no volume da exportação proveniente do Ceará - tudo está conectado", afirma.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?