Logo O POVO+
Turismo: aposta em aumento consistente em agosto
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Turismo: aposta em aumento consistente em agosto

Hotéis de Fortaleza estão preparados para a retomada do turismo
Tipo Análise
 Estátua de Iracema Guardiã, na Avenida Beira Mar (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Estátua de Iracema Guardiã, na Avenida Beira Mar

O ambiente na área de turismo começa a melhorar. Com o aumento do número de pessoas vacinadas, as previsões são de crescimento na comercialização de pacotes entre os estados nordestinos, como a rota que liga Natal, no Rio Grande do Norte, a Fortaleza. O diretor de lazer da Wee Travel, Renan Silva, acredita em uma elevação de 60% na venda de roteiros turísticos em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o discurso na rede hoteleira mostra um pouco mais de cautela. Régis Medeiros, presidente da Abih-CE, explica que os hotéis estão prontos para receber. Depois de mais de um ano de pandemia, os protocolos foram incorporados às rotinas, mas a previsão é de um aumento gradativo da demanda.

Diferente de outros períodos de férias, a aposta é de que o próximo mês de agosto seja melhor do que julho, dando um tempo maior para o controle dos indicadores da Covid-19.


João Melo, ex-presidente do BNB
Foto: Divulgação
João Melo, ex-presidente do BNB
BNB 

HISTÓRIA DE VIDAS

O ex-presidente do Banco do Nordeste e servidor de carreira da instituição, João Alves de Melo, lança, no próximo dia 25, o livro "João de Melo, o BNB e o Desenvolvimento do Nordeste: uma história de vida". O autor, que atualmente preside a Academia Cearense de Administração (ACAD), conta que fez uma junção de fatos importantes entre sua vida pessoal e momentos importantes da história do banco.

 

Debate

PROJETOS PARA MUDAR A EDUCAÇÃO

O empresário Ari de Sá Neto, o secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e o diretor-executivo da United Nations Global Impact, Carlo Linkevieius, participarão de evento virtual da Associação Cactus no próximo dia 21. Objetivo: discutir os projetos que podem mudar a educação no Brasil. A Associação Cactus é uma Organização Não Governamental cearense que capacita crianças do sexto ao nono ano da rede pública para concorrerem a bolsas de estudos.

 

Arrecadação

BONS RESULTADOS FISCAIS

Está provado: o Fisco é uma das poucas instituições que funciona realmente bem no Brasil. Apesar de toda a crise provocada pela pandemia, a Receita Federal divulgou que a arrecadação subiu 45,22%, em relação a abril de 2020, chegando a 156,8 bilhões. O número surpreendeu, mesmo com a base de comparação ruim e lembrando que abril do ano passado foi um período de fechamento da economia em quase todo o País. A máquina fiscal mais uma vez funcionou bem, buscando recolher mais impostos de fontes que vinham adiando o pagamento.

 

Mudanças

ACELERAÇÃO DIGITAL

A aceleradora cearense Ângulo Digital tem focado nos processos de venda dos clientes. O empresário Rodrigo Coifman, diretor da empresa, ressalta dois pontos importantes a serem avaliados pelas companhias: o cenário onde ela está inserida e as mudanças rápidas que forçam a inovação constante. "Eu diria que esses pilares são essenciais para todo negócio que busca crescer de forma sustentável no mercado, sobretudo no segmento B2B (empresas que fazem negócios com outras empresas), que é onde estamos inseridos", destaca.

 

Rompimento

CARTA ABERTA

A carta aberta lançada pelo vice-presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, na última sexta-feira expõe as feridas internas dos sindicatos do comércio. Os problemas já eram conhecidos dentro da CNC, onde há divisões políticas fortes. No Ceará, os acordos de convergência vinham mantendo o equilíbrio dos discursos, apesar de algumas discordâncias com os procedimentos; com a apresentação do documento, fica claro que terá de ser fechado um novo pacto para manter a harmonia.

 

Juros

APOSTA NA ALTA

O mercado financeiro aposta em uma nova retomada dos juros. A previsão é de que a Selic (taxa básica) passe de 5,75% para 6,25% no final de 2021, como já tinha anunciado o Relatório, elaborado pelo Banco Central. Ontem, pequenas elevações foram sentidas no mercado futuro. Nos Depósitos Interfinanceiros para janeiro de 2022 houve um ajuste nos valores (passou de 5,30% para 5,34%), começando a preparar as novas adequações de taxas.

Pelo que se desenha, teremos um ambiente de subida de inflação e juros.

 

ACOMPANHE O PROGRAMA O POVO ECONOMIA:

">

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?