Logo O POVO+
O desafio da democracia
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

O desafio da democracia

Manifesto de empresários da Fiesp é adiado, mas carta é divulgada e repercute no governo
Tipo Opinião
Para este ano, o governo já vê a dívida bruta caindo a 84% do PIB, podendo ficar até abaixo disso (Foto: Anderson Riedel/PR)
Foto: Anderson Riedel/PR Para este ano, o governo já vê a dívida bruta caindo a 84% do PIB, podendo ficar até abaixo disso

O manifesto dos empresários da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) em prol da harmonia entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) foi adiado, mas o mal-estar diante do clima de tensão permanece e ganha novas faces.

Difícil entender a reação dramática do governo diante de uma carta que pede equilíbrio, com o pedido de intervenção do presidente da Câmara, Arthur Lira. O documento não foi lançado oficialmente, mas acabou amplamente divulgado, sem nenhuma palavra de rompimento ou agressão, mas apenas como o pedido de um pouco de bom-senso.

Os representantes do setor produtivo querem tranquilidade para restabelecer os negócios e conter as ameaças políticas de uma crise institucional.

No Ceará, a Federação das Indústrias (Fiec) não se posicionou diante da carta mas, nos bastidores, sabe-se que a entidade não quer polêmica ou qualquer tipo de cisão entre os sindicatos; há uma preocupação em acalmar os ânimos e evitar conflitos maiores em 2022.

A política das entidades corporativas locais segue na tentativa de pautar os projetos de desenvolvimento. Há uma boa relação das entidades com o governo petista de Camilo Santana e acordos de colaboração firmados. Também não há nenhum esboço de manifestação contra o governo de Jair Bolsonaro ou contra os poderes Legislativo e Judiciário. Até o momento, a única política visível no meio empresarial é de conciliação, com a intenção de superar os problemas provocados por pandemia, inflação alta e dificuldade de crédito.

Afinal, a quem interessa o agravamento da crise política?

Itaitinga, Ce, BR - 26.08.21 Obras no centro de distribuição da amazon no Ceará (Fco Fontenele/O POVO)(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Itaitinga, Ce, BR - 26.08.21 Obras no centro de distribuição da amazon no Ceará (Fco Fontenele/O POVO)

Setembro

ESTADO: MAIS DUAS EMPRESAS DE LOGÍSTICA

A Amazon confirmou a inauguração de um centro de distribuição na Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Itaitinga, mas outras empresas devem chegar. Há negociações com Mercado Livre, Lojas Americanas e a empresa cearense Zenir, como já foi anunciado, e outros acordos estão sendo fechados.

O secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação, Júlio Cavalcante, explica que, neste mês de setembro, devem ser anunciadas mais duas grandes multinacionais do setor de logística e distribuição, cujos nomes ainda não podem ser divulgados. No momento, estão sendo fechadas negociações com a Secretaria de Fazenda do Estado e com o Complexo Industrial e Portuário de Pecém (CIPP).

Os incentivos, segundo o secretário, são similares aos utilizados por outras empresas instaladas no Estado.

Energia solar

VACINA CONTRA APAGÃO

Os investimentos em energia solar são considerados uma vacina contra o apagão. Ontem, em entrevista ao Guia Econômico da Rádio O POVO/CBN, o coordenador do Núcleo de Energia da Federação da Fiec, Joaquim Rolim, ressaltou a importância das iniciativas para a implantação de projetos de geração distribuída, nesse momento de crise hídrica.

Ele ressalta que o atual cenário é diferente de 2001, quando foram implantadas as termelétricas, mas que será preciso a colaboração de todos na tentativa de redução do consumo de energia.

Nubank

ESTREIA NO E-COMMERCE

O Nubank deve estrear o seu e-commerce. Ontem, o banco anunciou a aquisição da Spin Pay, empresa especializada em pagamentos instantâneos com suporte para compras via PIX no comércio eletrônico. A proposta é de melhora da experiência do lojista.

Feriado

HORÁRIO FACULTATIVO

O comércio de Fortaleza terá horário facultativo no feriado de 7 de setembro. Ontem, o Sindilojas divulgou o aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho de 2021-2022, permitindo aos lojistas a abertura das suas empresas.

Votorantim

SÓ MULHERES

A Votorantim Cimentos anunciou a operação do novo Centro de Distribuição (CD) em Juazeiro do Norte, com capacidade de distribuição de aproximadamente 20 mil toneladas de produtos por mês. Detalhe: foram contratadas apenas funcionárias para o empreendimento, como estratégia para equidade de gênero.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?