Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará: empréstimos pessoais voltados para negócios

48% dos empréstimos pessoais foram voltados para realização de empreendimentos
Tipo Opinião
Se as previsões do mercado financeiro se confirmarem, a Taxa Selic vai a 6,25% ao ano (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Se as previsões do mercado financeiro se confirmarem, a Taxa Selic vai a 6,25% ao ano

.

A Lendico, fintech de empréstimo pessoal e meios de pagamento, tem acompanhado as mudanças no perfil de contratação de crédito. Pelo último levantamento feito pela empresa, realizado no mês de agosto, aproximadamente 48% dos contratos realizados no Ceará tinham o empreendedorismo como foco. Ou seja: muitos cearenses estão fazendo empréstimos que tinham como objetivo atender as pessoas físicas para iniciar um negócio ou para melhorá-lo.

O CEO da Lendico, Marcelo Ramalho, explica que a maioria dos pequenos negócios sente dificuldade para obter crédito. Há barreiras como o faturamento, o tempo de CNPJ, a concentração de crédito na antecipação de recebíveis e a comprovação de fontes de renda extra. "É comum que esses empreendedores aproveitem as condições menos burocráticas do empréstimo pessoal para investir em insumos, estoque e capital de giro", afirma.

Curioso é que os pedidos com finalidade para os negócios superaram o número de solicitantes que precisam do crédito para pagamento de dívidas em geral, chegando a 23% do total, 18% a menos do que em agosto do ano anterior. O levantamento feito pela Lendico também mostrou a preocupação das pessoas com reformas, mudanças ou compra de imóveis, representando 13% dos contratos de crédito em agosto.

Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels

Ceará Global 

TURISMO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO

A fundadora da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, participará este ano do "Ceará Global: Clusters". O evento é voltado para a internacionalização do Estado e será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, em formato online, com transmissões das palestras ao vivo.

A empresária japonesa tratará a sua visão do turismo como estratégia de desenvolvimento econômico, contribuindo para a integração de pessoas e favorecimento de setores que vão do artesanato a grandes cadeias de empreendimentos hoteleiros.

Inscrições

CAJU NORDESTE

Os produtores, comerciantes, estudantes e pesquisadores já podem fazer as suas inscrições para participar da 13ª edição do Caju Nordeste. O evento, que ocorrerá de forma híbrida, será realizado em Cascavel, nos dias 15 e 16 de outubro, com a apresentação das novas tecnologias do setor.

Proenergia

ESTÍMULO À AUTOGERAÇÃO

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, apresentará, na primeira semana de outubro, o projeto do Governo Federal para o estímulo à autogeração de energia. O assunto é considerado de suma importância para as empresas de geração distribuída do Ceará, que organizam o Proenergia 2021, evento dedicado à busca de soluções e que será realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), em parceria com a Fiec e o Sebrae.

Tradu

CONEXÃO DE TRADUTORES

A startup Tradu lança no próximo dia 30, em cerimônia no BS Innovation, um marketplace que conecta tradutores e intérpretes profissionais com o mercado. Serão oferecidos serviços de tradução livre (textos), tradução juramentada (pública) e interpretação simultânea remota. A empresa investiu aproximadamente R$ 150 mil e já possui um banco com mais de 100 profissionais especializados em diversos idiomas.

Corpvs

UNIDADE EM SÃO PAULO

A Corpvs inaugura hoje mais uma filial em São Paulo. A empresa continua crescendo e pretende abrir unidades em mais 29 cidades somente este ano. Na visão do Chief Executive Officer (CEO) do grupo, Gaudêncio Lucena, o Brasil precisa de ousadia e determinação.

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais