Logo O POVO+
Investidores buscam proteção no mercado externo
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Investidores buscam proteção no mercado externo

Especialistas recomendam aplicações em ativos dolarizados
Tipo Opinião
Dólar está em forte valorização (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil Dólar está em forte valorização

.

Os ativos dolarizados estão sendo recomendados por especialistas para esse momento pré-eleitoral. Uma das pessoas que faz essa recomendação é o estrategista-chefe da VLG Investimentos, Leonardo Milane, que realizou uma série de palestras em Fortaleza na semana passada.

Na opinião de Milane, os investimentos que não dependem de o Brasil dar certo são uma boa oportunidade para investidores locais que buscam se proteger das oscilações causadas por questões políticas, sobretudo durante este período pré-eleitoral. "Há muitos ativos que são 100% dedicados a investimentos fora do País, como os fundos internacionais", reitera.

As opções de aplicações fora do País representam a ampliação de oportunidades para o investidor, mas podem significar uma queda para as operações tradicionais. Vale lembrar que os recursos da poupança, por exemplo, ajudam a financiar a casa própria.

Ou seja: a questão agora não se restringe apenas à fuga do capital externo; há uma transformação também das possibilidades de aplicações fora do Brasil, com investidores nacionais buscando operações seguras.

A briga entre lulistas e bolsonaristas não é saudável para a economia, constituindo-se em uma polarização de soma zero. É preciso algum tipo de blindagem para evitar efeitos colaterais com as eleições, como já aconteceu em outros momentos, com disparadas do câmbio e ameaças de revoada de recursos.

Vale lembrar que 2022 nem chegou, e a luz amarela está acesa...

FORTALEZA, CE, BRASIL, 24-09-2019: Arthur Bruno, secretário estadual do Meio Ambiente (Foto: Aurelio Alves/O POVO).(Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES FORTALEZA, CE, BRASIL, 24-09-2019: Arthur Bruno, secretário estadual do Meio Ambiente (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

Fundos internacionais 

PROTEÇÃO DOS MANGUEZAIS

O governo do Ceará prepara plano de restauração dos manguezais cearenses. Conforme a coluna havia antecipado, o secretário-executivo da Casa Civil, Célio Fernando, abriu uma negociação na COP 26 para a captação de fundos internacionais para o financiamento do projeto. O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno (foto), explica que brevemente será feito o detalhamento do plano, que estimulará a adesão dos 23 municípios da nossa zona costeira.

"Nós temos vários manguezais que se encontram nos estuários de rios cearenses, como o Cocó, Ceará, Jaguaribe, Pirangi, dentre outros. Sabemos da importância do mangue como berçário da vida marinha. São áreas de preservação permanente, de acordo com o Código Florestal. Além disso, estudos comprovam que o mangue tem outra função ambiental importante, pois captura duas vezes mais carbono da atmosfera do que a própria floresta amazônica", reforça.

Corecon 1

ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS FEDERAIS

O presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricardo Coimbra, participou da eleição dos novos conselheiros federais, realizada ontem em Brasília. Devido à pandemia, nos dois últimos anos havia ocorrido apenas a recondução automática dos membros da entidade. O resultado do pleito foi comemorado por Coimbra, com a eleição do cearense Lauro Chaves para a diretoria do Confecon nos próximos três anos.

Corecon 2

REGISTRO EM ECONOMIA ECOLÓGICA

Outra vitória dos economistas cearenses foi a aprovação do registro de profissionais formados em Economia Ecológica. "O pleito foi aprovado e, a partir de agora, os profissionais formados no curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará podem ser registrados no Conselho Regional de Economia", explica Ricardo Coimbra.

Resíduos sólidos

FRENTE PARLAMENTAR

A Frente Parlamentar pelos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos será lançada no próximo dia sete, às 9h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Acrísio Sena (PT), autor do requerimento, explica que no Ceará os consórcios são estimulados pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e das Cidades. "Nossa grande luta é erradicar, junto com os municípios, os mais de 300 lixões hoje existentes".

O parlamentar reforça a necessidade tanto da execução de uma coleta seletiva quanto de gestões nacional e estadual de resíduos sólidos. Até o momento, segundo o deputado, foram formados 21 consórcios públicos.

Contrato

NEOENERGIA E GOVERNO

O extrato do memorando de entendimento entre a empresa Neoenergia S.A, controlado pelo grupo espanhol Iberdrola, e o governo do estado foi publicado segunda-feira no Diário Oficial. O entendimento permitirá os estudos para o desenvolvimento de projeto de mobilidade urbana de veículos de transporte público movidos a hidrogênio verde.

Detalhe: o documento foi assinado entre as partes no dia 20 de setembro, há mais de dois meses...

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?