Logo O POVO+
Ceará planeja uso de área marítima de 249 mil km2
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará planeja uso de área marítima de 249 mil km2

Área que será analisada é 1,7 vezes o território terrestre cearense
Tipo Opinião
Canoa havaiana é uma das modalidades em disputa (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Canoa havaiana é uma das modalidades em disputa

.

O Ceará está prestes a ampliar a sua área de planejamento territorial em 249 mil km², através do primeiro planejamento espacial marítimo da América do Sul. A partir desse trabalho, o Estado tende a deixar uma postura antes tida como cultural, de pensar o território sem inserir no potencial marítimo, realmente formatando uma economia do mar.

Ontem, durante almoço na Federação das Indústrias (Fiec), o governador Camilo Santana realizou o lançamento do Atlas Marinho e instituiu um grupo gestor, através de trabalho conjunto com a União, para definir o primeiro planejamento espacial marinho de um estado no Brasil.

A área que será analisada é 1,7 vezes o território terrestre cearense. Dessa forma, Estado e União pretendem tratar, de forma ordenada, do uso dos recursos para conservação e utilização para o desenvolvimento sustentável.

"O Atlas Marinho e Costeiro será uma plataforma de dados estaduais. Estamos recolhendo todas as informações que dizem respeito à costa do Ceará e ao mar. O mar cearense é maior que o próprio território. O Ceará tem 149 mil km² e o mar cearense tem 249 mil km². Essa é uma área que precisamos conhecer. Estamos chamando de Ceará Azul. Já temos 108 categorias de informação", acrescenta o secretário de Meio Ambiente Artur Bruno. "Estamos descobrindo: sempre pensamos que o Ceará tem 573 km de litoral, mas estamos observando que vão ser 627 km", reforça.

O secretário executivo de Modernização e Inovação, Célio Fernando Bezerra de Melo, afirma que haverá um olhar específico para energias offshore, navegação de cabotagem, cabos de fibra óptica transoceânicos, turismo náutico, pesca, bacias petrolíferas e outras dimensões da economia do mar. "Tudo isso com respeito à ODS 14 da agenda 2030. Na década da ciência oceânica, o Ceará Azul nada com braçadas", completa.

Vale lembrar que o planejamento está sendo realizado por grupo de pesquisadores do Labomar (UFC), com um avanço estratégico nas possibilidades de geração de renda. A aposta é de ganho de uma nova dimensão econômica para a ampliação do Produto Interno Bruto (PIB), cuja projeção para este ano é de crescimento de 6%. Além do aspecto econômico, há o ambiental, com um plano de contingência contra catástrofes, acidentes ou crises, como as manchas de óleo que apareceram no mar, pegando todos de surpresa.

Documentário tem título provisório de A Curva, e registra a rotina de atendimentos à Covid-19 em um dos maiores hospitais do País(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Documentário tem título provisório de A Curva, e registra a rotina de atendimentos à Covid-19 em um dos maiores hospitais do País

Pandemia 1

ONDA DE CORTES E DEMISSÕES NA SAÚDE

Profissionais de saúde locais recebem um duro presente de Natal: o desemprego. Depois de o setor enfrentar a maior crise sanitária do planeta e testemunhar a posterior expansão de postos de trabalho, empresas fazem cortes nos seus quadros de funcionários.

Os números não são precisos, em função da homologação das demissões não passar mais obrigatoriamente pelos sindicatos do setor, mas as informações que chegam à coluna é de que são centenas de funcionários em uma primeira leva de cortes.

A presidente do Sindisaúde, Marta Brandão, afirma que vivemos também uma pandemia do desemprego e desumanidade na saúde. "É desumano e inconcebível o que gestores estão fazendo com os profissionais da saúde do Ceará. Ao mesmo tempo, temos cerca de 200 trabalhadores ameaçados de terem suas remunerações reduzidas com a troca de cooperativa no Hospital São José, da rede estadual. Em São Gonçalo do Amarante, outros 200 trabalhadores da saúde do nível médio, auxiliares e técnicos de enfermagem, foram demitidos após mudança de gestão no hospital municipal Luiza de Alcântara e Silva e, até agora, não receberam as verbas rescisórias", afirma. Nesses dois casos, o Sindsaúde Ceará está entrando com ações para o pagamento das verbas rescisórias para amenizar os prejuízos dos profissionais.

Pandemia 2

GRUPO INTEGRA EMPRESAS; FUNCIONÁRIOS SÃO DESLIGADOS

Como se isso não bastasse, o Grupo Kora, que adquiriu recentemente os hospitais Gastroclínica, Otoclínica e São Mateus, com promessa de gerar mais empregos, também realiza demissões em massa. O grupo capixaba, com ações negociadas em bolsa, administra 15 hospitais no país. A coluna entrou em contato com alguns funcionários demitidos que informaram que vem sendo efetuado o desligamento de pessoas em diversos cargos, incluindo médicos e enfermeiros.

A presidente do sindicato denuncia o tratamento considerado desumano. "O grupo está cortando dos trabalhadores o direito de comer e repousar nas jornadas de trabalho noturnas, sem prejuízo nas remunerações", ressalta. A presidente do Sindsaúde relata também que tem recebido inúmeras denúncias, e uma mediação já está marcada para a próxima segunda-feira, no sindicato patronal da rede particular. Profissionais denunciam ainda que os assédios aumentaram e que os ambientes de trabalho se tornaram mais tristes e insalubres.

Pandemia 3

ATIVIDADES INERENTES AO NEGÓCIO

A coluna procurou o grupo Kora para falar sobre o assunto e obteve a seguinte resposta: "A Kora Saúde, que se consagra a cada dia como uma das maiores redes hospitalares do país, com atuação em vários Estados da Federação, incluindo Fortaleza através da aquisição das unidades Hospitalares Gastroclínica, São Mateus e Grupo OTO, esclarece que movimentações operacionais, a exemplo da expansão na oferta de especialidades médicas, novos credenciamentos, investimentos em tecnologia e ajustes no quadro de colaboradores são atividades inerentes aos seus negócios e estão em acordo com as normas legais e procedimentos éticos. A Kora Saúde reafirma seu compromisso com o crescimento e a melhoria contínua dos seus serviços de saúde, com foco em qualidade, humanização, tecnologia e inovação, a preço justo e acessível, para benefício de toda a comunidade e a população Cearense".

Projeto Riviera Beach Club(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Projeto Riviera Beach Club

10 ANOS

O complexo turístico-imobiliário Aquiraz Riviera comemora 10 anos com o lançamento de um novo projeto: o Riviera Beach Club. O empreendimento terá um espaço de lazer e entretenimento, com acesso livre para moradores e visitantes, ocupando uma área de 22 mil m² e localizado à beira-mar. O investimento é de R$ 40 milhões.

Presidente da Jucec e do convênio Empreendedor Digital, Carolina Monteiro(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Presidente da Jucec e do convênio Empreendedor Digital, Carolina Monteiro

Jucec

EMPRESA MAIS SIMPLES

A partir do início de 2022 deve começar uma nova etapa do programa Rede Facilitadora da Junta Comercial do Ceará (Jucec), que permitirá que as empresas sejam abertas com mais rapidez e já nasçam com contas bancárias. Há um trabalho para modernização do sistema e integração com outros serviços.

A presidente da Jucec e do convênio Empreendedor Digital, Carolina Monteiro, fará no próximo dia 16, às 15 horas, live para o lançamento da Solução para Abertura Automática de Empresas, conhecida popularmente como Balcão Único. O evento conta com presença do Sebrae Nacional, Receita Federal do Brasil e GOV.BR. O projeto reúne os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima e Distrito Federal. No Ceará, o sistema foi batizado de Empresa Mais Simples.

 

Topfive

Como organizar os boletos

Conselheira do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), a economista Desirée Mota elencou 5 opções de como organizar as dívidas do início do ano.

1. IPVA/IPTU

Aproveite a renda extra do 13º salário para quitar as contas do início do ano. Pague as despesas de IPVA e do IPTU ou procure ajustar o seu orçamento até conseguir pagar tudo sem se sufocar. Se puder, pague à vista, pois há desconto nas cotas únicas.

2. Escola / Faculdade

Os custos com matrículas e mensalidades normalmente elevam o seu valor no início do ano. Além disso, há gastos com material escolar e uniforme, cursos livres com idiomas e outros. Portanto, também reserve dinheiro ao longo do ano para investimento em educação. Isso é prioridade.

3. Pagar à vista

Tente evitar os cartões de crédito. Priorize pagar as contas urgentes e recorrentes, como água, luz, aluguel e telefonia. Se deixar de pagar, isso virará uma bola de neve, então continue normalmente. Após isso, priorize as dívidas com as maiores taxas de juros. Desenvolva um planejamento inteligente e sustentável, que respeite seus limites.

4. Imposto de Renda (IR)

Deve ser declarado entre março e abril para pessoas com renda anual maior que R$ 28.559,70. Caso o IR não seja descontado do salário, ele também deverá ser pago. Se não puder pagar à vista, parcele-o em até 8 vezes, mas lembre-se: há juros com base na taxa Selic.

5. Planejamento financeiro

Muitas vezes reservamos pouco tempo para organizar as finanças pessoais. Mude seus hábitos financeiros, começando de maneira organizada. Evite gastar todo o dinheiro de uma só vez, apenas para pagar as despesas; seja estrategista, faça o dinheiro trabalhar para você, através de aplicações.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?