Logo O POVO+
O que preocupa os investidores?
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

O que preocupa os investidores?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) fez um levantamento para saber o que poderia influenciar as decisões sobre aplicações financeiras em 2022
Tipo Opinião
Consumidor pode exigir a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Foto: José Cruz/Agência Brasil Consumidor pode exigir a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada

.

Quem tem algum dinheiro para investir, está olhando os prognósticos de inflação e de juros, e também o cenário eleitoral. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) fez um levantamento para saber o que poderia influenciar as decisões sobre aplicações financeiras em 2022. Foram ouvidas 5,8 mil pessoas das classes A, B, C e D/E, de todas as regiões do País, e ficou clara a preocupação com o cenário econômico.

Detalhe: para 50% das pessoas que participaram do estudo, realizado em parceria com o Datafolha, a manutenção da inflação em alta pode diminuir consideravelmente a intenção de investir. Os juros também influenciam de forma negativa, principalmente nas classes D/E, embora 30% dos pesquisados enxerguem nisso uma oportunidade para melhorar a rentabilidade.

Quanto às eleições presidenciais, 41% dos entrevistados (majoritariamente das classes A e B) disseram que o evento é indiferente na decisão de investir ou não neste ano; já para os entrevistados das classes D/E a percepção é outra. Ou seja: as classes de renda mais baixas parecem ser mais suscetíveis à escolha do novo presidente.

Elias Leite (Foto: Camila Almeida/ O POVO )
Foto: Camila Almeida/ O POVO Elias Leite

Unimed Fortaleza

MUDANÇAS NA GESTÃO

A Unimed Fortaleza tem nova direção. O médico Marcos Aragão foi aclamado como novo presidente da cooperativa para o período 2022-2026. Ex-diretor executivo do Sicredi Ceará, Marcos tem vasta experiência em gestão.

Já Elias Leite, que deu uma lição de transparência com informações sobre o enfretamento da Covid-19, deixou a presidência da instituição e agora exibe o crachá de diretor comercial da seguradora do Sistema Unimed, com sede em São Paulo.

Nordeste

FORTALECIMENTO DA INDÚSTRIA

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, ouviu ontem do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, as estratégias em curso para o fortalecimento da indústria regional. "O nordeste brasileiro é considerado a Opep do H2V, e a complementaridade entre energia solar e eólica nos coloca em local de destaque mundial. O Ceará saiu à frente com assinatura de diversos memorandos, celebrados entre o Governo do Estado e grandes empresas internacionais", destacou o presidente da Fiec.

Enquanto isso, o Governo Federal continua insistindo em manobras políticas consideradas desastradas para baixar o preço dos combustíveis, como a alteração do ICMS. Ou seja: o velho tapar o sol com a peneira.

Porto de Fortaleza

AMPLIAÇÃO DA ÁREA PESQUEIRA

A Companhia Docas do Ceará e a Compex Indústria de Pesca e Exportação Ltda. assinaram o termo aditivo ao contrato de cessão de uso onerosa para ampliação da área de atracação de barcos pesqueiros. O acréscimo será de 609,6m2 (5,41%), com área final de 12.573 m2. Também estão previstas adequações na regulamentação das áreas de exploração e operacional do Porto de Fortaleza.

Aos candidatos

LIÇÕES SOBRE A RELEVÂNCIA

Aos candidatos a candidatos nestas eleições, um conselho: façam uma imersão nos hospitais públicos, postinhos de bairros; passem um dia mergulhados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), uma semana nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e pelo menos 15 dias utilizando transporte público e indo aos terminais de ônibus; conheçam as pessoas usuárias do serviço público antes de distribuir os santinhos; escutem também os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, atendentes, professores, motoristas de ônibus, policiais, assistentes sociais e psicólogos; olhem as pessoas.

Com certeza, terão uma visão melhor dos dramas humanos e da necessidade de manutenção e ampliação dos investimentos em saúde, educação, segurança, transporte público e saneamento. Talvez com isso seja possível fugir da bestialidade das brigas que passam longe dos verdadeiros interesses da população.

 


Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?