Logo O POVO+
Os 10 mandamentos da comunicação não hostil
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Os 10 mandamentos da comunicação não hostil

Os projetos por uma cultura de paz são atualmente uma necessidade dentro e fora das empresas, na tentativa de uma melhora das relações interpessoais
Tipo Opinião
Wilton Daher, conselheiro do Ibef-CE (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Wilton Daher, conselheiro do Ibef-CE

O papa Francisco já ressaltou a sua preocupação com a comunicação nas redes sociais neste mundo polarizado e de fake news. Depois da provocação da autoridade máxima da Igreja Católica, o Vaticano lançou em 2022 o projeto "Parole O_Stili" (jogo de palavras que, em italiano, pode ser lido tanto como "palavras hostis" quanto como "palavras e estilos"). O objetivo do trabalho é sensibilizar contra a violência das palavras no mundo virtual para uma comunicação não-hostil. Eis o decálogo:

1) Virtual é real (na Internet só devemos falar ou escrever o que teríamos coragem de dizer pessoalmente).

2) Nossas palavras refletem o que somos (as palavras que escolhemos nos definem e nos representam).

3) As palavras dão forma ao pensamento (devemos levar o tempo necessário para expressar o que pensamos da melhor forma possível).

4) É preciso ouvir antes de falar (ninguém está certo o tempo todo. Ouçamos de forma sincera e receptiva).

5) As palavras são pontes (devemos escolher cuidadosamente nossas palavras para entendermos, sermos compreendidos e nos aproximarmos de outras pessoas).

6) As palavras têm consequências (sejam elas grandes ou pequenas).

7) Somos responsáveis pelo que compartilhamos (só devemos compartilhar imagens após lermos, avaliarmos e entendermos o seu conteúdo).

8) Ideias podem ser debatidas; pessoas devem ser respeitadas (pessoas com ideias diferentes das nossas não são inimigas a serem aniquiladas).

9) Insultos não são argumentos (não devemos aceitar insultos ou agressividade, nem mesmo se forem a favor do nosso ponto de vista).

10) O silêncio também é uma forma de comunicação (quando o melhor é calar, nós devemos nos calar).

O Vaticano deu sua contribuição para uma melhora nas relações através das redes sociais, fortalecendo a tentativa de aplicação de uma cultura de paz. Um trabalho que pode ser somado ao de vários pacifistas, como o psicólogo Marshall Rosenberg, responsável pela sistematização de princípios da abordagem e técnica da Comunicação Não-Violenta. Os projetos por uma cultura de paz são atualmente uma necessidade dentro e fora das empresas, na tentativa de uma melhora das relações interpessoais. Afinal, quem gosta de trabalhar e de se relacionar num ambiente hostil?

A nova governança corporativa

Em um momento em que se fala de uma semana de trabalho reduzida para quatro dias, de uma maior diversidade nas empresas e de uma melhora dos propósitos do setor produtivo, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) fez uma atualização do seu código de melhores práticas do setor. O primeiro documento, lançado pelo Instituto em 1999, passou ao longo do tempo por várias atualizações mas, depois da pandemia e dentro de um cenário político e econômico global de mudanças profundas e rápidas, foi percebida a necessidade de um novo posicionamento sobre como deve ser a condução dos trabalhos.

O novo Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa tem como missão estimular o desenvolvimento sustentável das empresas. O documento será lançado em Fortaleza, no dia 14 de novembro, e incluiu um novo princípio (o da integridade), além de manter os pressupostos de transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.

 

Wilton Daher, conselheiro do Ibef-CE(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Wilton Daher, conselheiro do Ibef-CE

Sul Global

O programa "Economia", do Canal FDR/Futura (48), desta terça-feira, discute a nova composição dos Brics, com a recente inclusão da Argentina, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arabia Saudita e Etiópia. O entrevistado é o executivo Wilton Daher. O programa será exibido nesta terça-feira, dia 5, às 18 horas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=G3CpbMkiEmg

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?