Logo O POVO+
Terminal Marítimo deve ser arrendado em 2020
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Terminal Marítimo deve ser arrendado em 2020

Tipo Opinião

O ambicioso processo de privatização do governo brasileiro passa pelo Ceará. A proposta da equipe econômica inclui 14 estais e o arrendamento dos portos.

O Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza deve ser o primeiro a ser repassado para a iniciativa privada na gestão do governo do presidente Jair Bolsonaro. O leilão é previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2020, com o valor mínimo de apenas R$ 1. O critério de escolha inclui os valores estabelecidos para novos investimentos e qualificação técnica.

Ontem, o secretario Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, esteve em Fortaleza. Visitou a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e esteve reunido com a direção da Companhia Docas.

Em entrevista à coluna, ele destacou que a vinda ao Ceará teve dois objetivos. O primeiro foi conhecer o acordo feito com Roterdã e o seu modelo de composição acionária. O segundo foi a reunião com a nova direção do Porto do Mucuripe.

Diogo Piloni
Diogo Piloni

Terminal

CONCESSÃO DE 25 ANOS

Quem arrendar o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza terá um contrato de 25 anos para uso do equipamento, com prorrogação até 70 anos. O leilão prevê a concessão apenas dessa área do Porto e não de todas as suas atribuições. O secretário Diogo Piloni explica que a proposta deve gerar novas receitas e mais celeridade em obras para manutenção.

Mercado 1

CARTEIRA DE AÇÕES

Com a taxa de juros básica da economia (Selic) mais baixa, muita gente com dinheiro para investir passou a migrar para o mercado de bolsa de valores, aumentando o número de CPFs cadastrados.

O economista e consultor José Maria Porto, um dos poucos com certificação da CVM no Ceará, explica que para montar uma carteira de ações e não depender de fundos de investimentos é preciso primeiro uma boa leitura sobre o ambiente econômico.

"É preciso, no mínimo, o acompanhamento de algumas variáveis-chave que conduzem a economia, como inflação, taxa de juros e câmbio, além do Produto Interno Bruto (PIB)", acrescenta. O cenário internacional também deve ser estudado, principalmente no que acontece com a China e os Estados Unidos.

Mercado 2

OLHAR PARA OS SEGMENTOS

Com base neste cenário, deve-se olhar para os segmentos. "Se você acha que um determinado setor da economia não está bem e que tão cedo não vai reagir, não justifica ter na carteira uma ação deste setor. Normalmente coloco somente uma ação de cada setor, procuro aquela que tem maior potencial de ganhos e não necessariamente aquela com maior rentabilidade, pois de repente essa pode estar mais cara em relação aos seus pares. Não adiante colocar mais do que duas ações de cada setor, pois a correlação entre elas é muito forte", complementa José Maria Porto.

Complexo eólico-solar

LICENÇA SERÁ AVALIADA AMANHÃ

O parecer favorável da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Complexo Eólico-Solar Serrote será analisado amanhã pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). O empreendimento será instalado na zona rural do Trairi, nas localidades de Canaã, Serrote, Chão Duro e Matões. O projeto prevê a implantação de oito usinas eólicas (com 49 aerogeradores) e mais três usinas solares fotovoltaicas para uma área total de 269,92 hectares.

Projeto

READEQUAÇÃO DA CAJUCULTURA

O projeto de readequação do plano de modernização da cajucultura prevê a aquisição de kit de energia solar. No aditivo ao plano de trabalho, publicado pela Secretaria Desenvolvimento Agrário, há previsão de ajustes e a viabilização de um valor global de R$ 1 milhão.

"Toda sociedade tem a inflação que merece"

Mario Henrique Simonsen (1935-1997), ex-ministro da Fazenda

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?