Logo O POVO+
Enel muda de agência de classificação de risco
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Enel muda de agência de classificação de risco

Tipo Análise

AEnel (antiga Coelce) mudou de agência de classificação de risco. A empresa, uma sociedade anônima de capital aberto, trocou a S&P Global pela Fitch Ratings. A companhia reafirmou o rating de crédito corporativo de longo prazo na Escala Nacional Brasil da Companhia, em 'AAA (bra)', com perspectiva estável.

Também foram reafirmados os ratings 'AAA (bra)' atribuídos às 5ª, 6ª e 7ª emissões de debêntures da Companhia. A informação foi repassada aos acionistas no último dia 18, mas ontem ainda havia dúvida sobre a forma de classificação de risco da empresa.

A informação veiculada era de que a agência de risco S&P Global tinha retirado o rating de crédito a pedido da empresa, em função de uma perspectiva de estabilidade de longo prazo por conta do último ciclo de revisão tarifária.

A mudança de agência foi confirmada à coluna no final da tarde de ontem.

Imóveis 1

DESCONTOS EM FORTALEZA

André Montenegro
André Montenegro (Foto: Divulgação)

A Mega Feira das Construtoras, que será realizada de 26 a 29 deste mês no Shopping Riomar, é considerada uma oportunidade para diminuir os estoques de imóveis em Fortaleza. A promessa das empresas é de descontos para atrair compradores. André Montenegro, presidente do Sinduscon-CE, conta que não é possível dizer os percentuais de redução de preços, porque cada empresa tem uma estratégia própria. Na sua avaliação, o mercado também oferece oportunidades, com juros mais baixos atrelados ao IPCA, reduzindo a prestação.

Imóveis 2

COMPROMETIMENTO DA RENDA

Não foram só os juros que baixaram para a casa própria: houve também a redução do percentual de comprometimento da renda, que passou de 30% para 20%. Para a classe média, essa mudança não deve trazer grande impacto, mas fará diferença para os compradores de baixa renda.

Imóveis 3

MINHA CASA, MINHA VIDA

O programa Minha Casa, Minha Vida na faixa 1 está sofrendo um grande abalo. Não foi contratado nada este ano, com muitos atrasos do governo, e sem previsibilidade de pagamento. Esse programa atendia as pessoas mais carentes.

Já o programa na faixa 2, dirigido para o mercado, teve problemas com o corte de 10% dos repasses que vinham do governo. A boa notícia é que agora ele está sendo retomado, em função de acordo com o governo que garante verbas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. "Vai melhorar, não vão faltar recursos", acrescenta André Montenegro.

Juros

CADASTRO

POSITIVO

Os efeitos do Cadastro Positivo ainda não foram sentidos pelo consumidor, mesmo com a legislação sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril deste ano. A promessa com a regulamentação do Cadastro era a criação de juros menores para quem paga as contas em dia, o que acontece ainda de maneira muito tímida.

O economista Ricardo Coimbra acredita que ainda estamos em uma fase de transição, por isso os efeitos ainda não são sentidos no mercado.

Arce

Novo conselheiro

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) tem novo conselheiro. Trata-se de Matheus Teodoro Ramsey Santos, nomeado pelo governador Camilo Santana no último dia 19, que tomou posse ontem.

Ford

PROGRAMA

PARA JOVENS

O Programa Ford de Educação para Jovens, iniciado em abril, concluiu suas atividades na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os estudantes selecionados participaram de cursos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais, ministrados pelo Sesi, e de cursos de qualificação profissional, ministrados pelo Senai.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?