Logo O POVO+
Ceará deve receber novos investimentos na hotelaria
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará deve receber novos investimentos na hotelaria

Tipo Análise

O secretário Arialdo Pinho, que está na Espanha para o lançamento do voo da Air Europa entre Madri e Fortaleza, informou a vinda de novo projeto para a construção de um resort.

O governador Camilo Santana anunciará oficialmente a empresa. Nos bastidores, fala-se que o empreendimento é espanhol, mas o secretário diz que há também projetos portugueses e franceses.

Para viabilizar os novos negócios, ele destaca a necessidade de solucionar problemas na legislação ambiental."Tem investidor da Galícia que há seis anos espera para tirar uma licença da Semace", ressalta destacando a necessidade de segurança jurídica.

Junta comercial 1

SALDO POSITIVO DE EMPRESAS

Carolina Monteiro
Carolina Monteiro (Foto: Divulgação)

A presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, apresentou ontem, no O POVO Economia da POVO/CBN, os resultados da abertura de empresas até setembro. Nos primeiros nove meses do ano, 64.536 companhias foram formalizadas no Ceará. Um resultado que se aproxima ao obtido durante todo o ano de 2018 (70.028 empresas novas).

O número de fechamentos também foi expressivo: 23.452 companhias.

Junta comercial 2

ABERTURA POR APLICATIVO

Há um esforço da Junta Comercial para a simplificação e desburocratização dos processos. Os avanços são considerados importantes para o crescimento do número de empresas registradas. Os próximos passos são voltados para a adequação da legislação: Carolina Monteiro explica que a Junta pretende viabilizar a abertura de empresas através de celular, por meio de um aplicativo.

Retorno à Câmara

FOCO NA REFORMA TRIBUTÁRIA

O deputado Mauro Filho (PDT) voltou a assumir o seu mandato na Câmara, deixando mais uma vez a Secretaria de Planejamento do Estado. Em seu discurso de retorno, voltou a falar sobre o teto dos gastos, ressaltando que o governo não está controlando suas contas. "Há uma verdadeira falácia que está sendo posta para o Brasil, porque as duas grandes despesas do Governo Federal são com pessoal e Previdência. O governo não teve coragem para enfrentar a verdadeira razão para o aumento das despesas".

Pelos cálculos do parlamentar, a dívida pública continua aumentando e a reforma tributária não pode servir apenas para juntar imposto. "O Brasil adotou o pior modelo do mundo, onde os pobres pagam mais impostos que o homem mais rico", destacou.

Ou seja, o deputado deixou claro qual será o seu foco neste momento: a reforma tributária.

Desafios

DIA DA MICROEMPRESA

O Sebrae realiza hoje uma ação nacional para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa. Colaboradores e parceiros da entidade visitarão diversos empresários de pequenos negócios, com o objetivo de estabelecer um relacionamento mais próximo, prestando orientações e mapeando os principais desafios.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?