
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
O cadastro positivo, uma bandeira do comércio na tentativa de redução de juros, ainda não gerou resultados efetivos para o consumidor. Aprovado em abril deste ano, esse dispositivo permitiu o acesso aos dados dos clientes das instituições para a análise de seus perfis como compradores. Com isso, passou a ser formada uma lista de bons pagadores que, em tese, deveriam ter taxas diferenciadas.
Na prática, a lei até agora não resolveu o problema dos juros altos. Mesmo com uma Selic de 5,5%, os percentuais cobrados pelas instituições financeiras permanecem absurdos. Pelos dados do Banco Central, colhidos no período entre 16 e 20 de setembro, há instituições que chegam a cobrar 501% ao ano no cheque especial; no crédito parcelado, até 498%; e, no rotativo do cartão de crédito, até 783%. Mais detalhes podem ser consultados no site da instituição: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/txjuros .
O nível de endividamento nacional não é uma questão só de consumo, mas também do volume da renda comprometido pelo crédito caro. Portanto, vale a pergunta: quando as pessoas sentirão o impacto desse cadastro positivo?
Prêmio "Equilibrista"
"Oscar" cearense dos executivos financeiros, o prêmio "Equilibrista 2019", já escolheu seus finalistas. São eles: Pedro Lima, da 3 Corações; Roberto Macedo, da J. Macedo; e Severino Ramalho Neto, dos Mercadinhos São Luiz.
A votação do segundo turno para a eleição do ganhador segue até o dia 16 de outubro. A entrega da premiação será no dia 19 de novembro, às 19h, no Hotel Gran Marquise.
Essa é a nova edição do prêmio, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-CE). Este ano, o Sistema Ari de Sá (SAS), do grupo Arco, foi eleito Empresa Padrão 2019.
ADEL
A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) está expandindo o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) para outras regiões do país. Mais de 3 mil jovens do sertão receberam apoio da entidade no Ceará. Neste semestre, o projeto iniciará suas etapas formativas nos estados do Amazonas e do Rio Grande do Norte.
Excelsior
O Edifício Amadeus, no Bairro Meireles, foi ao chão na última terça-feira. O prédio, vizinho do espaço onde havia o Edifício Versailles, onde a varanda ruiu em 2015, foi adquirido pela Reata Arquitetura & Engenharia, do arquiteto e urbanista Jayme Leitão.
Os dois terrenos darão origem a um único residencial de nome Excelsior, de alto padrão, onde residirão as sete famílias que foram desalojadas em função do desabamento do Versailles.
Indústria 1
Documento elaborado pela Fiesp apresenta como macrotendências mundiais, até 2030, os crescimentos da população, da economia e da renda per capita. Pelo estudo, haverá mais oportunidades nas áreas de alimentos, energia e turismo, com mudanças no padrão de produção.
Dentro das projeções também estão a urbanização e a emergência de megacidades; a infraestrutura moderna e competitiva; o envelhecimento da população; e o aumento das tensões geopolíticas.
O Brasil não estaria tão ruim dentro dessas mudanças de comportamento mundial, apresentando várias oportunidades. Na área de alimentação, a avaliação feita indica que o País tem condição de absorver o crescimento da demanda.
Indústria 2
O Brasil não figura entre os principais exportadores de bens e serviços criativos, mas o setor vem crescendo e representa uma parcela importante da economia brasileira (aproximadamente 1 milhão de ocupações formais).
O estudo realizado pela Fiesp identifica oportunidade para crescimento das empresas brasileiras nos segmentos de consumo. As áreas de publicidade e arquitetura, com a exploração de novas mídias de comunicação, estariam entre os destaques desses nichos.
Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.