Logo O POVO+
Construção: setor aguarda redução de taxas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Construção: setor aguarda redução de taxas

Tipo Opinião

O setor de construção civil aguarda a segunda redução das taxas de juros para crédito imobiliário prometida para este ano, com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

A Caixa Econômica Federal anunciou que as novas alíquotas serão apresentadas hoje, às 9 horas, devendo a medida valer para contratos de financiamento de imóveis residenciais e comerciais atualizados pela Taxa Referencial (TR).

Em agosto já houve uma diminuição do custo das linhas de crédito. O resultado foi considerado positivo. Somente na modalidade vinculada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o banco conseguiu 9,8 bilhões de reais em crédito pré-aprovado em todo o Brasil.

As taxas neste segmento começam a apresentar ligeiras baixas, agradando quem vende e quem compra. Mas a questão não está apenas nos juros. A renda da população, achatada pela informalidade e pelo desemprego, tornou a obtenção do imóvel mais difícil.

Cenário 1

CIRO GOMES NO AJUSTE DE CONTAS

Ciro Gomes
Ciro Gomes (Foto: O POVO)

Ciro Gomes é o entrevistados do programa Ajuste de Contas, do Canal Mynews, no YouTube, da jornalista Mara Luquet. O ex-candidato à presidência da República falou sobre seus projetos para a economia nacional, as reformas da previdência e tributária e sobre os vexames da equipe de Jair Bolsonaro.

A equipe do Mynews passou o fim de semana em Fortaleza, visitou o Porto do Pecém, e entrevistou o governador Camilo Santana, para conhecer os projetos da economia cearense. O programa vai ao ar amanhã, às 20h30, e conta com a participação desta jornalista da equipe do O POVO.

Cenário 2

FINTECHS

Um dos principais fatores que mantém os juros altos no Brasil, segundo Ciro Gomes, decorre da concentração de crédito em poucas organizações financeiras. A ampliação do mercado através de fintechs seria a solução, mas falta a regulamentação do Banco Central para destravar esses processos. Na avaliação do ex-candidato, isso não ocorre por causa da pressão das grandes instituições.

Sindieventos

RODADA DE NEGÓCIOS

O Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos) realiza amanhã rodada de negócios. Aproximadamente 40 empresas devem participar. A rodada de exposições e preços ocorrerá no Senac Reference, de 14h às 18h. A presidente do Sindieventos, Circe Jane Teles da Ponte, diz que esse é um momento de interação com instituições, empresas, espaços para eventos, hotéis, além de alguns fornecedores que fazem parte da cadeia produtiva.

Incentivo

EMPREENDIMENTOS NA SAÚDE

Novos modelos de empreendimentos na área de saúde serão apresentados na feira Saúde Expo, que ocorrerá de 21 a 23 deste mês, no Centro de Eventos. A exposição faz parte da programação do III Fórum ISGH Excelência em Gestão e Saúde.

Leilão

AJUDA PARA SANTA CASA

A Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, que realizou quase 300 mil consultas e exames no ano passado, será beneficiada com os recursos arrecadados no leilão de obras de arte de participantes da CasaCor Ceará. Alguns artistas fizeram doações. O escultor cearense Assis Filho, por exemplo, doou a peça "Renascimento".

O leilão ocorrerá amanhã, com curadoria das obras de Nadia Bismark, e organização da jornalista Roberta Fontelles Philomeno.

Ypióca

FEIRA NA ALEMANHA

A marca Ypióca, considerada a mais antiga do Brasil com 170 anos, participa do Bar Convent Berlim (BCB), na Alemanha. A ação tem o objetivo de mostrar a tradição da bebida brasileira e apresentará peças em palha de carnaúba da artesã Aurea Costa.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?