Logo O POVO+
Imóveis: juros mais baixos e adequação às demandas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Imóveis: juros mais baixos e adequação às demandas

O mercado de imóveis já acena com juros reais em torno de 2% ao ano. Com a queda das taxas ocorrida na semana passada, onde Caixa, Bradesco e Itaú anunciaram percentuais um pouco acima de 7% ao ano, descontada a inflação de 4,25%, as taxas tendem a atingir um patamar nunca alcançado no Brasil. Nos cinco maiores bancos do País, os juros variam entre 7,30% e 7,99% ao ano.

A queda desses indicadores tem motivado empresários da área que ainda administram os estoques do período de superoferta ocorrido desde a primeira década dos anos 2000 até 2014. Através de descontos e feirões, o setor tenta destravar os negócios; mas há uma demanda por inovação diante das mudanças do comportamento da população e de dificuldades na avaliação dos clientes.

Para conseguir as menores taxas, os bancos avaliam o perfil do comprador e o seu histórico de relacionamento com a instituição financeira. A vantagem dos imóveis, neste sentido, é que eles podem ser utilizados como garantia e reduzir o custo efetivo do crédito.

Startup

MUDANÇA DE CONCEITO

Daniel Otoch Simões, diretor comercial da J. Simões, fala sobre a J Smart, nova marca da construtora inspirada em coliving
Daniel Otoch Simões, diretor comercial da J. Simões, fala sobre a J Smart, nova marca da construtora inspirada em coliving (Foto: Mateus Dantas)

O empresário Daniel Simões, da J. Simões, estudou o assunto. Ele conta que falta uma adequação dos produtos, em função da redução das taxas de nupcialidade, que hoje são de 49%, e da redução do tamanho das famílias.

Na Aldeota, por exemplo, pelos levantamentos realizados pela empresa, 2/3 das famílias possuem até três pessoas. Um dos problemas do setor, segundo o empresário, é que há muita oferta com perfis parecidos.

Diante deste cenário, a J. Simões Engenharia resolveu lançar um pacote de oito empreendimentos com apartamentos compactos. O chamado J. Smart funciona como uma espécie de startup da empresa.

Fintechs 1

APOSTA PARA QUEDA DE TAXAS

A concentração do mercado de crédito é um dos entraves para a redução das taxas de juros. A saída para a ampliação do segmento estão nas fintechs (empresas de tecnologia da financeira). Falta ainda regulamentação, mas o número de usuários tem crescido: pelos dados da consultoria EY, 64% dos brasileiros que têm acesso a computadores e celulares já usam serviços dessas companhias.

Fintechs 2

PARTICIPAÇÃO DOS MAIS JOVENS

O público mais jovem, que apresenta menos resistência ao uso de tecnologia, utiliza bem mais as fintechs no Brasil. O estudo da EY aponta que 72% dessa população já aderiu aos instrumentos desse tipo de empresa e que, mesmo entre os mais velhos, não há tanta resistência quanto em outros países. O levantamento mostra que sete em cada dez brasileiros com idade entre 55 e 64 anos já usam serviços de fintechs. Detalhe: a média mundial é de 55%.

Dia da Criança

SEM BRINCADEIRA NOS RESULTADOS

O Dia da Criança nos shoppings de Fortaleza superou as expectativas. Os resultados das vendas ainda não saíram, mas a data gerou grande fluxo de visitantes para os estabelecimentos. Na quinta-feira, o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, anunciava que o setor trabalhava com promoções e atividades para atrair clientes. Esperava-se uma receita pelo menos 5% superior à de 2018, em função do fato das lojas funcionarem no feriado, mas a perspectiva é de superação desse percentual.

Em tempo: não deixa de chamar a atenção o fato de que algumas redes de lojas de brinquedos tenham feito várias promoções ao longo deste mês...

FRASE

O cruzeiro não traz a felicidade. O dólar traz

Millôr Fernandes (1923-2012),

Jornalista e escritor

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?