Logo O POVO+
O esgotamento do capitalismo de sedução
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

O esgotamento do capitalismo de sedução

Tipo Análise

A "sociedade de hiperconsumo" tem gerado consequências terríveis na vida moderna. No caso do Brasil, onde a desigualdade de renda das famílias é uma marca histórica, os efeitos disso são traduzidos em dados de violência e adoecimento das pessoas.

Mesmo com todas essas críticas e com a sedução dos novos modelos de consumo, o filósofo francês Gilles Lipovetsky, que esteve quinta-feira passada fazendo palestra na Unifor e que busca compreender o que definiu como "sociedade de hiperconsumo", acredita que não há muito como se voltar atrás: o "capitalismo de sedução" chega ao seu esgotamento, provocando desastres ecológicos e grande volume de resíduos. Apesar disso, para ele, não há uma morte do capitalismo, mas o nascimento de um "capitalismo de sedução", mais engajado e com responsabilidade social e ecológica.

A economia, segundo Lipovetsky, não tem mais como fechar os olhos para a desigualdades. Portanto, será preciso que se reinvente a educação e que não se aceite mais o "individualismo irresponsável".

Somos todos Andréa

RESPONSABILIDADE CONDOMINIAL

A tragédia no Edifício Andréa expõe os riscos provocados pela omissão nos cuidados com reparos e manutenção dos edifícios. Essa é uma questão que não cabe apenas ao síndico ou a prefeitura (com o dever de fiscalizar), mas a todos os condôminos e moradores da cidade, ao fazerem denúncias sobre as condições da estrutura.

O engenheiro Henrique Caracas, diretor técnico da Duo Engenharia e eleito o melhor síndico pela Associação das Administradoras e Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), explica a necessidade de três tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva.

Somos todos Andréa 2

MANUTENÇÃO REGULAR

No primeiro tipo de manutenção de condomínios, devem ser feitos os reparos básicos de conservação; na segunda etapa, estão os trabalhos corretivos, com reparos de erros e desgastes; já a manutenção preditiva inclui características das fases anteriores, mas inclui também avaliação de regulamentos e equipamentos.

Henrique diz que tem sido chamado por vários condomínios para verificar a estrutura das edificações e, infelizmente, muitos imóveis não possuem situação tão diferente da do Edifício Andréa.

Porto do Mucuripe 1

546 EMBARCAÇÕES DE CARGA

O Porto de Fortaleza (Mucuripe) tem mantido uma boa movimentação. Este ano, já passaram por lá 546 embarcações. Na área de cargas, foram 3.24 milhões de toneladas; dessas, 49% de granéis líquidos, 42% de granéis sólidos e 9% de carga geral.

Já o Terminal Marítimo de Passageiros, que deve ser leiloado em 2020, recebeu 9.486 pessoas através de cinco navios de cruzeiros, no período de fevereiro a abril. Estão previstos mais 10 cruzeiros, que devem passar por aqui na temporada 2019-2020.

Porto do Mucuripe 2

TERMINAL TEM PREÇO MÍNIMO

O Terminal Marítimo tem grande potencial econômico e deve ser o primeiro da lista de privatizações do governo Bolsonaro. Como já havia sido adiantado pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, o leilão é previsto para 2020, com preço mínimo de R$ 1. Ou seja: o equivalente a meia tapioca nas esquinas de Fortaleza

Feira

CEARÁ GANHARÁ BRAZIL TRAVEL

A partir do segundo semestre de 2020, o antigo Festival de Turismo de João Pessoa (JPA Travel Market) passará a ser realizado em Fortaleza, no Centro de Eventos. O anúncio oficial foi feito no último sábado. A feira será chamada de Brazil Travel Market (BTM).

Baturité

CORREDOR TURÍSTICO

A cidade de Baturité ganhará corredor turístico a partir de novembro. O Sebrae, em parceria com empresários e a Prefeitura, lançará rota turística que incluirá o patrimônio histórico e cultural, com cinco percursos.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?