Logo O POVO+
Companhia Docas negocia permanência de tancagem
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Companhia Docas negocia permanência de tancagem

Tipo Opinião

Aúnica mulher presidente de porto público no Brasil, Mayhara Chaves, que assumiu a Companhia Docas do Ceará em julho deste ano, está determinada a desenvolver as potencialidades do equipamento. Além das áreas de granéis sólidos e líquidos, e do Terminal Marítimo, a executiva pretende negociar a permanência da tancagem de combustível no Porto do Mucuripe com o governo do Estado.

Com as restrições para o armazenamento de combustível em Fortaleza, apenas 15% da gasolina consumida no Estado são guardadas no Mucuripe. Mayhara diz que os tanques localizados na Companhia Docas são seguros. "É muito mais perigoso ter um caminhão circulando com combustível na cidade do que uma tancagem que possui técnicos e segurança apropriada", acrescenta.

Há uma tentativa de alinhamento com o governo para que a tancagem no Pecém represente uma ampliação do setor, cuja demanda tem aumentado. "Temos uma tancagem de 80 mil metros cúbicos de combustível. Os outros estados trabalham com 500 e 700 mil metros cúbicos. O mercado é gigantesco", reforça.

Obra na CE-155
Obra na CE-155 (Foto: Divulgação)

CE-155

OBRAS DE RESTAURAÇÃO

O Governo do Estado enviou ontem informações sobre as obras de restauração e duplicação da CE-155, que conecta a BR-222 ao Porto do Pecém. Segundo a nota, as obras na área estão completando um mês. "No momento, os trabalhos se concentram na terraplenagem e na regularização da base sobre a qual uma nova pista, paralela à original, será construída para que assim a rodovia seja efetivamente duplicada".

Os responsáveis pela obra deveriam ouvir os empresários da área do Porto do Pecém para saber o que eles dizem sobre o projeto e os prejuízos diante dos problemas na via.

Mucuripe

AUMENTO DA EFICIÊNCIA

Em entrevista ao O POVO Economia da TV POVO, que vai ao ar na segunda-feira, às 20 horas, Mayhara Chaves ressaltou que o Porto de Fortaleza tem o segundo maior polo trigueiro do Brasil, perdendo apenas para o porto de Santos, passando 33% das importações de trigo pelo equipamento local. Há uma expectativa de aumentar essa eficiência não só na área de trigo, mas também na movimentação de frutas, cuja safra foi iniciada em setembro.

Frase

"Purgatório é uma casa de penhores que empresta sobre todas as virtudes a juro alto e prazo curto"
Machado de Assis (1839-1908), escritor

BNB

FÓRUM SOBRE ÉTICA

O secretário federal do Controladoria-Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel, participará do painel sobre Governança da Inovação, que será realizado segunda-feira, durante o III Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste. Leonel foi assessor especial de Controle Interno do Ministério da Fazenda, atuou no mercado financeiro por sete anos e trabalha principalmente em auditorias, nas áreas de emprego e fazendária da Administração Direta e Indireta.

Missão técnica

HUB DE INOVAÇÃO DO COMÉRCIO

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, participará de missão técnica no Vale do Silício. A partir de segunda-feira, ele conhecerá o polo de inovação norte-americano e colherá informações para o Hub de Inovação do Comércio, que será lançado pela instituição no dia seis de novembro. O hub terá como sede o Senac Reference, em parceira com a rede Google For Education.

Assembleia

FRENTE DAS MICROEMPRESAS

A Assembleia Legislativa lançará no próximo dia 29, às 9 horas, a Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O objetivo é contribuir para a formulação de políticas públicas específicas para o setor.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?