Logo O POVO+
Desemprego: taxas altas no Ceará há quase 4 anos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Desemprego: taxas altas no Ceará há quase 4 anos

Tipo Opinião

O Brasil precisa urgentemente de políticas que reanimem a economia e o mercado de trabalho. O pacote Verde Amarelo, lançado recentemente pelo governo, favorece apenas os jovens (entre 18 e 29 anos) e ainda apresenta a perversidade de taxar as pessoas que dependem do seguro-desemprego. A prova disso está na retirada da proposta para quem tem mais de 55 anos.

Os números apresentados ontem pelo IBGE, com um índice de 11,8% de desocupação do País no terceiro trimestre de 2019 (um recuo de 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre anterior), revelam que o mercado de trabalho ainda não obteve recuperação. Apenas em São Paulo houve uma melhora mais significativa (0,8 pontos), reforçando a desigualdade em relação a outras regiões.

No Ceará, por exemplo, a taxa ficou abaixo da média nacional (11,3%). Esse dado pode ser considerado positivo, mas trata-se do 15º trimestre consecutivo onde a taxa de desemprego está acima de dois dígitos. São 467 mil desempregados no Estado.

O analista de mercado do Sine/IDT, Erle Mesquita, explica que um em cada quatro desempregados está tentando conseguir um trabalho pelo menos há dois anos. Ou seja: tem sido difícil voltar ao mercado.

Arbitragem

PARCERIA ENTRE BRASIL E MACAU

Advogados e juristas chineses estiveram ontem, em Fortaleza, com o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas. O encontro foi organizado pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (Ipim) e pela Associação dos Advogados de Macau (AAM), contando também com a participação do Centro de Arbitragem do WTC de Macau e escritórios de advocacia da região. Foi assinado um termo de cooperação entre os dois países para estabelecer parceria entre os escritórios de advocacia. A comitiva fará encontro similar no Rio de Janeiro.

Desalento

Política para quem?

O saldo do emprego é negativo no Ceará, o que mostra que há mais demissões do que contratações. Apenas para os mais jovens a situação é diferente, com números positivos para quem tem até 24 anos. É preciso olhar para a população de 1,2 milhão de trabalhadores na condição de desemprego, desalento e subocupação.

Brasil na contramão

TAXAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de taxar a geração de energia solar distribuída no Brasil será discutida hoje, em Brasília, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. A proposta já gerou alerta da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) sobre o retrocesso que pode ocorrer no setor. O Brasil, mais uma vez, poderá estar na contramão do mundo que incentiva as energias renováveis.

Acaraú

FESTIVAL DO CAMARÃO

O Festival do Camarão da Costa Negra e o Seminário de Indicações Geográficas serão realizados a partir de amanhã em Acaraú, com o objetivo de estimular os empreendedores e desenvolver o setor.

Procedimentos

INTERCÂMBIO NA ALEMANHA

Para quem tem interesse em trabalhar e estudar na Alemanha, há esta semana uma oportunidade de conhecer os procedimentos para isso. A World Study Fortaleza promove, nos dias 25 e 26 deste mês, palestras com especialistas da área de intercâmbio no auditório do The One Tower. O evento é gratuito.

Inovação

TOP 3 NACIONAL

A VCI SA, companhia incorporadora de empreendimentos hoteleiros, entre eles o Hard Rock Fortaleza, está no TOP 3 nacional do prêmio GRI Awards 2019 entre as empresas mais inovadoras. O resultado da premiação será apresentado no próximo dia três em São Paulo.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?