Logo O POVO+
Wobben desativará fábrica no Ceará
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Wobben desativará fábrica no Ceará

Tipo Opinião
Energia eólica no Ceará (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Energia eólica no Ceará

A Enercon, empresa alemã detentora da Wobben, produtora de pás e torres eólicas, está redirecionando sua estratégia de operação e desativará sua planta industrial no Pecém. Pelo que se comenta no mercado, deverá ser mantida apenas a unidade de serviços e de fabricação de produtos sob encomenda.

A empresa chegou a possuir mais de 500 funcionários no Ceará e já desativou a fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo. No Ceará, a expectativa é de que ainda este mês a planta de produção seja totalmente fechada.

A decisão do grupo alemão, pelo que se comenta em sites internacionais, deve-se a mudanças no mercado de energia.

Pioneirismo

JOIA DOS AEROGERADORES

A Wobben é considerada a joia dos aerogeradores, apresentando um ótimo conceito entre os profissionais da área de energia. Ela foi pioneira no Brasil na produção de pás e torres eólicas, e há 18 anos operava no Ceará com a produção de equipamentos; também foi a primeira a instalar parques eólicos comerciais, montados na Prainha e Taíba. A saída da empresa deste setor é lamentável e deixa um vácuo importante na produção de equipamentos de energia.

Fiec

70 ANOS

A Federação das Indústrias vai comemorar seus 70 anos em grande estilo. Serão seis homenageados com Medalha do Mérito Industrial: Cláudio Targino, do Grupo Colonial; Luiz Girão, Grupo Betânia; Aluísio Ramalho, Redes Ramalho; Igor Queiroz, Grupo Edson Queiroz; Ivan Bezerra Filho, Têxtil Bezerra de Menezes; e Pio Rodrigues Neto, C. Rolim Engenharia. A entrega da comenda será no dia 21 maio.

Ampliação

RESPONSABILIDADE DO BC

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) obteve ontem vitória na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE): conseguiu aprovação de emenda de sua autoria, que amplia as responsabilidades do Banco Central. O projeto garante autonomia da instituição; fixa em quatro anos o mandato para os dirigentes da autarquia, com a possibilidade de uma recondução; e garante o trabalho independente do órgão no controle da inflação e do câmbio.

Dólar

MAIS EXPORTAÇÕES

O dólar alto já motiva empresas exportadoras do Ceará. O CEO da JM Aduaneira, Augusto Fernandes, explica que há uma movimentação para aproveitar as oportunidades. Diante do cenário, a projeção da JM, que atua no Porto do Pecém, é de um crescimento de 20% para este ano.

CNC 1

DÉCADA MAIS QUE PERDIDA

As décadas de 1980 e 1990 foram consideradas perdidas no Brasil, mas infelizmente estão sendo suplantadas pelos anos 2010. Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reforça os dados do retrocesso com a recessão de 2015-2016. A análise realizada pela entidade destaca que os indicadores de desempenho ficaram abaixo dos anos 1980.

Detalhe: aquela foi a época em que o País passou por hiperinflação e amargou os problemas provocados pelo fracasso de sucessivos planos econômicos.

CNC 2

PIB ACUMULADO DE 14,1%

Os estudos da CNC mostram que, em ambas as décadas (1980 e 2010), ocorreram impactos contundentes nas empresas, com aumento do desemprego e ampliação da má distribuição e concentração de riqueza. Apesar disso, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil cresceu 33,3% no intervalo de 10 anos, iniciados em 1980. Na década que começou em 2010, o País conseguiu um PIB acumulado de 14,1%.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?