Logo O POVO+
"PIBinho" suado em 2019
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

"PIBinho" suado em 2019

Tipo Opinião

O Brasil conseguiu terminar o ano de 2019 com uma elevação de 1,1% no Produto Interno Bruto. Foi mais um "PIBinho" suado e conquistado com a ajuda da liberação dos R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Mesmo com o resultado fraco, alguns economistas e empresários mantêm o otimismo. A pequena retomada do consumo em 2019 animou as expectativas de crescimento da indústria. Pelos dados do boletim Focus, houve uma ligeira elevação das esperanças de melhora dos indicadores do setor, que passaram de 2,33% para 2,41%.

A melhora do humor do comércio e da indústria é o ponto mais favorável dos resultados de 2019. Um ambiente mais otimista deve propiciar mais investimentos, embora ninguém saiba muito bem o peso da epidemia de coronavírus.

Aeroporto de Fortaleza
Aeroporto de Fortaleza (Foto: Agencia Brasil)

Projeto

Fim da cobrança por cancelamento de voo

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) apresentou esta semana um projeto de lei que prevê o fim da cobrança por cancelamento e remarcação de voos. Caso seja aprovado, o consumidor terá o direito de cancelar a compra da passagem aérea ou de alterar data de embarque, sem ônus, desde que o faça até sete dias após a data de emissão do bilhete.

Pela proposta, além do prazo de arrependimento, fica determinado que a taxa ou a multa cobradas por remarcação deve se limitar a 10% do valor já pago pela passagem.

Investimentos

Zoneamento do litoral

O secretário Artur Bruno fará hoje, a partir das 8h30, na Federação das Indústrias, debate sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (Zeec). Ou seja, serão esclarecidas a condução das políticas públicas e dos investimentos privados no litoral e as devidas garantias de proteção ambiental.

Orgânicos

Parceria com a Suécia

Foi iniciado ontem o Projeto de Cooperação Brasil-Suécia 2020-2022 na área de biodiversidade e agroecologia, na região de Baturité, e que vai reunir parceiros de 13 municípios para investimentos na produção e exportação de alimentos orgânicos. O destaque do projeto é o café.

Ceará

Acordos com a Itália

O cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia, esteve terça-feira com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Francisco Maia Júnior. O encontro teve o objetivo de tratar das bases para melhorar os acordos de colaboração entre Itália e Brasil em diversos negócios, com especial atenção ao turismo, energias renováveis, gastronomia, agricultura, piscicultura, design industrial, moda e processamento de pedras ornamentais.

Programa

Mobilização pelo emprego

O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade será lançado sexta-feira, em Fortaleza. O projeto é do Ministério da Economia e do Sebrae, e está em sua oitava etapa. O objetivo é levantar os principais gargalos enfrentados pelos empresários e gestores públicos do estado e de municípios locais.

Comércio

Cenário de varejo

A próxima edição dos "Cenários do Varejo", promovido pela CDL de Fortaleza e Faculdade CDL, será realizado amanhã, a partir das 13 horas, no Teatro RioMar Fortaleza. Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo, apresentará as transformações digitais nos negócios.

BNB

Vaga de coworking

As startups interessadas em ocupar espaços de coworking do Banco do Nordeste podem se inscrever até amanhã. No caso de Fortaleza, existem seis das 21 vagas distribuídas nas unidades do Hub de Inovação do BNB em Recife, Fortaleza e Salvador. As inscrições podem ser feitas pelo www.bnb.gov.br/inovacao/editais.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?