Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Em tempos como os atuais (Covid-19, crise financeira, previsão de recessão etc.), uma gestão estratégica ganha mais relevância não só para as grandes, mas também para as médias e pequenas empresas. Existem princípios básicos nesse trabalho que passam pela aplicação de regras de governança corporativa, como transparência, equidade e responsabilidade, organização e prestação de contas.
Em entrevista à coluna, o coordenador da Comissão de Startups e Scale-ups do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Caio Ramalho, explica que as boas práticas devem ser acolhidas desde o momento de ideação da empresa.
Apesar disso, foi percebido um gap de conhecimento sobre os processos de governança em relação aos planos futuros e as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Através do documento Governança Corporativa em Startups e Scale-ups, foram feitas algumas recomendações para todas as fases de construção do negócio: ideação; validação (Minimum Viable Product - MVP); tração (Product Market Fit, PMF); e escala.
O documento foi elaborado com base em pesquisa com 150 participantes ligados à direção de empresas de todo o País. Caio Ramalho explica que as empresas têm ampliado o interesse sobre os processos de governança, ocorrendo quase um pedido de socorro. Ele explica que, em questões de crise na saúde pública, há uma busca maior por controles internos e conselhos consultivos, e as empresas devem estar bem mais preparadas.
BNB
O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, resolveu adotar medidas para evitar aglomerações nas agências. Os interessados na prorrogação de empréstimos e financiamentos por até 6 meses, ou na contratação de novos créditos, em condições diferenciadas, deverão procurar seus gerentes de relacionamento por telefone, e-mail ou via celular (WhatsApp), e fazer, se for o caso, o agendamento da visita à agência.
Restaurantes 1
A situação do setor de bares e restaurantes é dramática em todo o País. Com a paralisação, o presidente da Abrasel, Rodolphe Trindade, prevê demissões em massa (cerca de seis mil pessoas no Ceará). Uma carta foi enviada ao ministro Paulo Guedes na busca de ajuda, mas a falência de muitas empresas é dada como certa, principalmente porque muitas funcionavam na informalidade.
Restaurantes 2
Questionado sobre a opção de delivery para salvar o setor de bares e restaurantes, Rodolphe Trindade responde que essa ainda é uma opção para uma elite com poder aquisitivo. Ou seja: boa parte do segmento não consegue se beneficiar desse serviço ou não conseguiu ajustar suas operações em tempo hábil e já foi forçado a demitir.
ZPE
A ZPE Ceará também adotou novas medidas de segurança para manter as atividades das empresas instaladas na área. Houve mudança nos horários das operações com cargas. O funcionamento ocorrerá no horário administrativo, de 8h às 17hs, com redução de equipe.
Exagero impensado
Novamente, o erro é de quem escreve o texto ou de quem não entendeu a fala... O ministro Paulo Guedes disse ontem que a equipe econômica nunca pensou em suspender salários. Nos bastidores, o que se fala é que os representantes de empresários pediram a redução da jornada e dos salários; porém, o Governo Federal exagerou, tendo de recuar.
Autop 2020
O segmento de autopeças se prepara o período pós-pandemia. A Autop 2020 - Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, agendada para o período entre 12 e 15 de agosto, no Centro de Eventos, já confirmou marcas como Bosch, Texaco e Continental Contitech.
Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.