Logo O POVO+
Empréstimos para pagar dívida chegam a 46% no Ceará
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Empréstimos para pagar dívida chegam a 46% no Ceará

Tipo Opinião

A situação de crise gerou uma procura por recursos para o pagamento de dívidas no mês de março, mas nada muito acima do que já estava acontecendo.

Pelo levantamento da Lendico, fintech de empréstimo pessoal online, 46% dos pedidos realizados no Ceará no mês de março apresentaram esta motivação. O percentual de empréstimos foi menor do que em janeiro (51%), mas superou os 42% registrados em fevereiro.

Mesmo não representando nada muito diferente do que já vinha acontecendo, o percentual de pedidos no Ceará foi bem superior à média nacional (37,2% em março). Nos motivos para as contratações de empréstimos, foram incluídas como justificativas: o pagamento de dívidas já contraídas; a liquidação de cheque especial; a portabilidade de dívidas; e a quitação de faturas de cartão de crédito.

Em compensação, houve uma redução no volume de pedidos de empréstimos no Ceará para empreender. O percentual caiu de 41% em março de 2019 para 29% em março deste ano, o que é bastante sintomático diante da atual situação.

João Batista Barros, superintendente da Receita Federal
João Batista Barros, superintendente da Receita Federal (Foto: ALEX GOMES/Especial paia O POVO)

Fique em casa 

RECEITA: SOLUÇÕES ONLINE

O superintendente regional da Receita Federal na 3ª região fiscal, João Batista Barros da Silva Filho, informa que a instituição está disponibilizando suportes técnicos para que os contribuintes resolvam os seus problemas com o órgão de forma online. Ou seja: não será necessário ir até a sede da RF para tirar documentos ou resolver a maioria das pendências.

Jucec

RESULTADO POSITIVO

Os números da abertura de microempresas (MPEs) no Ceará foram positivos de janeiro a março. Pelos dados do Observatório da Junta Comercial (Jucec), houve crescimento de 24% no período em relação a 2019. Mesmo com o início da pandemia decretado no dia 11 de março, foram registradas 2.944 MPEs no trimestre.

Somapay

ASSOCIADOS VIA DELIVERY

A Somapay, plataforma de serviços financeiros criada pelos sócios Fernando Gurgel, Patrícia Costa e Silva e Nayana Branco, disponibilizou, através do seu aplicativo, uma listagem de 45 estabelecimentos que aceitam o cartão da empresa no pagamento de compras e realizam entregas via delivery. Objetivo: facilitar as compras para que as pessoas não saiam de casa.

Empresas

ALTERNATIVAS PARA A CRISE

Empresas cearenses estão buscando alternativas para se posicionarem no momento de crise. A Acal Home Center, por exemplo, adotou medidas internas, fortaleceu o serviço de delivery e impulsionou o seu e-commerce. Já a Sobral Gráfica encontrou uma forma de ajudar a sociedade: doar todo o seu estoque de acetato para a produção de máscaras destinadas aos profissionais da saúde.

Pequenos

30% DO PIB

Mesmo diante das dificuldades, as pequenas empresas continuam mostrando uma grande importância para o País. Estudo elaborado pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas confirma que, nas últimas três décadas, as micro e pequenas empresas responderam por 30% do valor adicionado ao PIB do país. Portanto, vale sempre lembrar que este é um segmento que precisa de apoio para permanecer gerando empregos.

R$ 14 bi

PERDAS NO TURISMO

O setor de turismo é certamente um dos mais abalados pelo coronavírus. Pelas projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a atividade perdeu R$ 14 bilhões somente em março.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?