Logo O POVO+
Condomínios: aumento de 12% na inadimplência
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Condomínios: aumento de 12% na inadimplência

Tipo Opinião

Os condomínios já estão amargando os problemas agravados pelas dificuldades das famílias com a elevação do desemprego e a suspensão dos salários.

A Associação das Administradoras de Condomínios do Ceará (Adconce) realizou levantamento sobre a inadimplência condominial no período da quarentena e a resposta das empresas não foi nada animadora: foi verificado um aumento médio de 12% no atraso dos pagamentos no mês de abril em relação ao mês anterior.

O presidente da Adconce, Rodrigo Guilhon, ressalta a preocupação com o cenário: "Em um momento de quarentena, onde a maioria das pessoas está nas suas casas, o gestor condominial fica em evidência para trabalhar intensamente no combate ao contágio do vírus nas áreas comuns dos prédios e tudo gera custo. Uma crise nessas empresas pode enveredar para vários outros problemas administrativos e de saúde pública", alerta.

Josie Picanço
Josie Picanço (Foto: Divulgação)

Home office

REINVENÇÃO DO CALL CENTER

Com a pandemia do coronavírus, as empresas de call center também tiveram de mudar. A empresária Josie Picanço, da VP da Tactium, empresa cearense que atua com a produção de software, explica que foi chamada para ajudar na adaptação das estruturas das companhias para o trabalho remoto. Segundo ela, tem ocorrido um processo de resgate da autoestima dos profissionais do setor, agora mais valorizados em função da necessidade de atendimento, principalmente nas atividades de saúde.

Josie conta que a Tactium também é fruto das mudanças: a empresa, que completou na semana passada 24 anos, resolveu mudar sua marca. Trocou o nome Softium por Tactium, principal produto da companhia.

Aço Cearense

MEDIDAS PARA DAR FÔLEGO

O Grupo Aço Cearense lançou o e-book "Medidas para dar mais fôlego às empresas durante a pandemia do Covid-19". O objetivo é ajudar clientes e empresas parceiras a tentar superar a crise. O livro apresenta orientações tributárias, sugestões para redução de gastos e parcelamento de débitos, entre outras medidas, e está disponível no blog http://www.grupoacocearense.com.br/blog/

Faturamento

CRESCIMENTO DO ATACADO

O faturamento do setor atacadista apresentou crescimento nominal de 3% no primeiro trimestre de 2020. Pelos números da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores (Abad), na comparação mês a mês com o período anterior, a elevação nominal foi de 8,47% e real de 5%.

Seguro-desemprego

PAGAMENTO IMEDIATO

O seguro-desemprego poderá vir a ser pago a partir do primeiro dia após o desligamento do trabalhador, caso a proposta apresentada pelo deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE), através do projeto de Lei 1736/2020, seja aprovada. A medida tem o objetivo de reduzir o impacto social decorrente das demissões nesta crise do coronavírus.

Energia

QUEDA DE 14%

O consumo médio de energia no Ceará apresentou redução de 14% no período entre 1. de março e 17 de abril. Pelos dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em todo o Brasil, as maiores quedas no consumo por atividade ocorreram no comércio, área têxtil, manufaturados, veículos, serviços e minerais não-metálicos.

Agricultura

PREVENÇÃO CONTRA COVID-19

A produção agrícola no Ceará foi extremamente positiva neste início de 2020. Encerrando o trimestre com boas chuvas, as grandes barragens sangraram - o problema está no impasse decorrente da crise sanitária. Flávio Saboya, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), explica que tem trabalhado para a conscientização dos produtores sobre a crise sanitária e necessidade de cuidados nessa pandemia.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?