Espaço dos correspondentes escolares do Programa O POVO Educação 2021. O programa reúne 140 jovens estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada de Fortaleza. Os correspondentes participam de oficinas nas quais aprendem a editar jornais, roteirizar podcasts e apresentar programas de rádio, entre outras atividades
Foto: Carlus Campos
Ilustração do Jornal do Leitor, 20/05/25
Quando criança, meu irmão me dizia: "Aprenda! A vida é como um jogo de xadrez". Por medo de não saber viver, aprendi a jogar com prazer. Era difícil de entender, perdi várias vezes, antes de saber escolher que movimento fazer.
Na adolescência, vi que aquilo não fazia sentido. Xadrez é um jogo lógico linear, já a vida é aleatória e não espera sua vez de jogar.
Já adulto, me recusei aceitar jogar um jogo desbalanceado, no qual ganha quem se mostrar menos interessado, mas o que ganha? Ego elevado? Não há vencedores, os dois saem com coração magoado.
A vida é um jogo, de fato, mas as regras são escritas no ato. Aliás, não ganha quem as segue, mas quem as inventa e faz os outros jogadores jogarem conforme seu jogo.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.