Espaço dos correspondentes escolares do Programa O POVO Educação 2021. O programa reúne 140 jovens estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada de Fortaleza. Os correspondentes participam de oficinas nas quais aprendem a editar jornais, roteirizar podcasts e apresentar programas de rádio, entre outras atividades
Foto: Carlus Campos
Ilustração O POVO Educação, 08.07.25
Se "numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo", imagina aí, os incontáveis caminhos que dá pra fazer com um ciscador no quintal cheinho de folhas secas saltitantes.
Fez-me pensar no ciscador que tinha lá no nosso quintal. Um quintal afetivo e sem muros, somente uma cerca dividindo cada propriedade.
O ciscador ficava ali, no cantinho de cada cerca, só espiando os moradores. As folhas no chão pareciam dançar forró, xaxado e baião. Nem levantavam poeira. Só se ouvia o burburinho das folhas sendo fisgadas pelo ciscador...
E você... já ouviu o farfalhar desse encontro?
Mas o interessante mesmo era o caminho deixado
pelo ciscador.
Todos na mesma linha e por incrível que pareça, nem um igual ao outro. Feito labirinto de renda de bilro, artesanalmente bordada para frente outro para trás. Esse quintal à moda antiga tá presente na minha memória.
Hoje, nosso quintal está cimentado, mas bem no cantinho, perto do pé de carambola, está nosso saudoso ciscador. Fica ali, espreitando as novas gerações. Fica ali no cantinho como uma peça vintage, que nos remete aquelas tardes felizes. Fica ali, como se fosse um pé de poesia ornamentando nosso quintal afetivo.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.