Espaço dos correspondentes escolares do Programa O POVO Educação 2021. O programa reúne 140 jovens estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada de Fortaleza. Os correspondentes participam de oficinas nas quais aprendem a editar jornais, roteirizar podcasts e apresentar programas de rádio, entre outras atividades
Recentemente, me senti vivenciando um tipo raro de déjà-vu televisivo: a "Banheira do Gugu" estava de volta. Sim, aquela mesma disputa aquática dos anos 1990, marcada por corpos molhados, trajes mínimos e muita água espirrando pelo palco, agora repaginada e alocada no Programa do Ratinho. A estratégia do SBT? Apelar para a nostalgia como forma de segurar a audiência e tentar reconquistar parte do público perdido ao longo dos últimos anos.
O quadro, consagrou Gugu Liberato e virou símbolo da TV popular de uma época sem filtros e repleta de exageros, retorna em um canal que, nos últimos anos, adotou um perfil mais conservador e familiar. Contradição ou reposicionamento estratégico? Difícil dizer com precisão. O fato é que a decisão revela muito sobre os rumos atuais da televisão aberta brasileira: entre a crise de audiência, a concorrência com o streaming e o desejo de viralizar, vale até ressuscitar fórmulas antigas e controversas.
Mesmo exibida após às 22h, a atração ainda carrega consigo o debate sobre erotização, os limites do humor e o papel da TV como ferramenta de entretenimento popular. "O povo quer sacanagem. Barbaridade", disse Ratinho antes da exibição do quadro. Talvez alguns queiram mesmo. Mas, no final, o que cabe é uma reflexão: a televisão também precisa decidir se continuará apostando em formatos datados ou se ainda acredita na força de entreter com criatividade, responsabilidade e inovação.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.