Espaço dos correspondentes escolares do Programa O POVO Educação 2021. O programa reúne 140 jovens estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada de Fortaleza. Os correspondentes participam de oficinas nas quais aprendem a editar jornais, roteirizar podcasts e apresentar programas de rádio, entre outras atividades
Algo me emociona profundamente em ver bonequinhos de madeira e barro que nós, humanos de diversos povos e culturas ao redor do mundo, criamos a dezenas de séculos atrás. Em um período onde sobrevivência era algo tão crucial, o que levava alguém a usar dos poucos materiais que encontrava na natureza para fazer "coisinhas" sem nenhum uso prático? Simplesmente porque podiam, achavam bonitinho, queriam presentear alguém ou até decorar o local onde viviam?
Sinto isso porque acredito que estudar e refletir sobre os comportamentos dos primeiros humanos que habitaram esse planeta nos permite enxergar uma forma mais bruta dos nossos impulsos, da nossa natureza livre de todo um complexo de expectativas culturais moldadas ao longo da História. Sob essa lente, o que essas pequenas criações dizem sobre nós?
Nos dias de hoje, sob uma lógica de produtividade constante, somos levados a questionar a praticidade e valor monetário de tudo que fazemos e a que dedicamos nosso tempo e esforço. "Tempo é dinheiro", escutamos desde a infância (e concordamos ao envelhecer). Em um período onde sobrevivência é algo tão crucial, o que nos leva a usar do pouco tempo e energia que temos para fazer "coisinhas" sem nenhum uso prático? Simplesmente porque podemos, achamos bonitinho, queremos presentear alguém ou só expressar nossas ideias e emoções através de um texto ou desenho?
Não existe nada mais profundamente humano do que criar pelo simples e sublime amor. A criatividade é o processo pelo qual a alma humana se torna concreta, física e visível. É parte intrínseca do que nos torna humanos, especialmente através das criações de nossos antepassados que isso se torna tão claro: sempre fomos os mesmos e sempre continuaremos os mesmos. Não existe novo mundo ou tecnologia que seja capaz de nos alienar do prazer de criar, sem que nos aliene também da nossa humanidade.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.