Logo O POVO+
O Povo é História
Foto de O POVO é História
clique para exibir bio do colunista

A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO

O Povo é História

Há 45 anos

1976. PELES E COUROS

Curtumes denunciam exportação

A Associação dos Curtumes do Nordeste, com sede em Fortaleza, dirigiu telex ao Ministro da Indústria e Comércio denunciando que a exportação de peles de caprinos e ovinos "in natura" está prejudicando frontalmente o comércio de produtos industrializados do ramo, solicitando ao mesmo tempo, suspensão nas autorizações de vendas externas para embarques de 500 mil peles até 31 de dezembro deste ano.

1976. DESEMPREGO

Uma ameaça à Ferrovia do Aço

Belo Horizonte - Dos 24 mil empregados que atualmente estão exercendo atividades na execução do Projeto da "Ferrovia do Aço" em 325 empreiteiras contratadas pela "Engefer", cerca de 14 mil podem ser dispensados a qualquer momento diante da falta de recursos financeiros para que as obras continuem.

Há 55 anos

1966. CANINDÉ

Fiasco na vacinação contra varíola

O bloqueio das cancelas de Canindé, pela Superintendência Nacional Contra a Varíola, no Ceará, praticamente resultou num fracasso, tendo sido imunizados apenas 10.488 pessoas de cêrca de 200 mil que por ali transitaram nos nove dias de festa. O fiasco da vacinação pôde ser testificada de perto pelo O POVO. O grupo de vacinadores foi ademais, insignificante para atender à massa de romeiros e visitantes.

1966. HEITOR DOS PRAZERES

Filho continuará a obra do artista

Rio - Heitor dos Prazeres, um dos integrantes da Velha Guarda morreu a zero hora do dia 14, no Hospital do Servidores do Estado, em consequência de uma deficiência renal, tendo pedido ao filho, Heitorzinho, que continuasse a sua obra. O criador da "Canção do Jornaleiro" e de "Não Sei Se é Castigo", era também o pintor que com "A Moenda", no seu estilo primitivo venceu a Bienal de São Paulo.

Há 65 anos

1956. CEARÁ

Itaiçaba, surge o novo município

Em meio a inúmeras festividades e emoção de júbilo, instalar-se-á amanhã o município de Itaiçaba, criado recentemente pela lei 3.338. Entre as diversas festas, cumpre destacar, além da sessão solene, a grande pescaria e a monumental festa dançante nos salões do Centro Recreativo de Itaiçaba. Dados os ingentes esforços desenvolvidos, é de esperar-se que as comemorações se coroem do mais completo êxito.

1956. CULTURA

Fundado Teatro Gráfico de Fortaleza

O Teatro Gráfico de Fortaleza recentemente fundado já tem a sua direção artística. Foi escolhida a Sra. Estelita Figueiredo Lima, ex-atriz do Teatro Gráfico do Recife. Apesar de poucos dias de fundação, o Teatro Gráfico de Fortaleza já começa a trabalhar. No próximo domingo, na residência do Sr. Domingos Gusmão de Lima, no Alagadiço, vão ser submetidos a testes de plástica, dição e inflexão, vários gráficos, que estão dispostos a se tornar amadores teatrais.

Foto do O POVO é História

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?