Foto de O POVO é História
clique para exibir bio do colunista

A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO

O Povo é História

Há 25 anos

1996. CESARIANAS

Brasil, campeão mundial de partos

O Brasil precisa ter cursos de parteiras a exemplo do que acontece na Europa. O País é campeão mundial de cesáreas e isso ocorre porque os partos estão nas mãos dos médicos. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um máximo de 15% de cesarianas, há hospitais brasileiros onde esse índice alcança 60% até 95% dos nascimentos.

1996. MEMÓRIA

Renato Russo é enterrado

O último adeus ao cantor e compositor Renato Russo, no Rio de Janeiro, não seguiu em momento algum as recomendações que ele havia deixado em vida a parentes e amigos. Embora tivesse solicitado à família que não realizasse qualquer cerimônia religiosa, sua mãe, Maria do Carmo Manfredini, decidiu promover um ato ecumênico antes de o corpo do cantor ser cremado.

Há 45 anos

1976. ESPORTES

Sócrates, o "filósofo do gol"

Ele tem pai cearense, mas não conhecia o Ceará. Pela primeira vez vem a Fortaleza, parece estar gostando da cidade. Filho de mãe paraense, é quase um fruto do Norte/Nordeste, muito embora tenha se criado no interior de São Paulo, onde começou a chutar as primeiras bolas. Lá também mostrou pendores para a Medicina e o resultado é que faz as duas coisas ao mesmo tempo: joga futebol e cursa Medicina.

1976. MUNDO

Presa a viúva de Mao Tsé-tung

Mais de 30 dirigentes chineses, entre eles a viúva de Mao e os três mais altos dirigentes do setor radical do Partido, foram detidos ou postos sob prisão domiciliar, acusados de tentativa de golpe, segundo informação procedente de Pequim publicada em jornal japonês. As prisões teriam sido decretadas pelo grupo do primeiro-ministro Hua Kuo-feng, escolhido para suceder Mao.

Há 65 anos

1956. BRASIL

Um cearense entre os engenheiros que construiram o Cristo Redentor

Por iniciativa de Dom Jaime de Barros Câmara, foi comemorado, ontem, o 25º aniversário do monumento ao Cristo Redentor, no alto do Corcovado, que de braços abertos parece simbolizar a hospitalidade do povo brasileiro. A reportagem do O POVO descobriu que vive no Ceará o único engenheiro sobrevivente dos quatro que construiram a grande obra. Trata-se do dr. Antônio Ferreira Antero, atual Chefe do 1º Distrito do DNOCS, no Ceará.

1956. EDUCAÇÃO

Livros e leitores ontem e hoje

Rio - As feiras de livros, realizadas em plena via pública, nesta capital, chamam a atenção dos observadores para um novo interêsse popular por essa mercadoria de primeira necessidade, por excelência, num pais como o nosso - o livro. O movimento editorial, apesar da escassez de papel e do preço elevado da mão-de-obra, está agitado.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais