Logo O POVO+
O POVO é História
Foto de O POVO é História
clique para exibir bio do colunista

A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO

O POVO é História

Há 10 anos

2011. TRÂNSITO

75% das mortes envolvem ciclistas
e pedestres

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de janeiro a setembro de 2011, ocorreram 863 acidentes nos 50 primeiros quilômetros da BR 116. Ciclistas e pedestres são as principais vítimas, 75% das mortes. Devido ao pequeno número de passarelas no trecho da área urbana da via, as pessoas são obrigadas a atravessar a pista pelo asfalto, em meio a carros e motos.

2011. SAÚDE

Um milhão de brasileiros receberão diagnóstico de câncer

Nos próximos dois anos, um milhão de brasileiros terão diagnóstico de câncer. Os homens sofrerão, principalmente, dos tumores de próstata, traqueia, brônquio, pulmão, cólon e reto. As mulheres, dos cânceres de mama, colo de útero, cólon e reto. Os dados são de publicação do Instituto Nacional de Câncer.

Há 60 anos

1961. CULTURA

A cultura cai aos pedaços na Biblioteca Pública do Estado

A primeira impressão que tem o visitante ao penetrar no recinto da Biblioteca Pública do Estado é a de que aquele órgão de difusão cultural está relegado ao abandono pelas autoridades por ele responsáveis. A inadaptação do prédio às necessidades primordiais de uma biblioteca para uso da coletividade, seu péssimo estado de conservação e falta de recursos para preservação do material bibliográfico situam-na como uma das piores do país.

1961. ECONOMIA

A emenda constitucional n. 6

No Ceará, como de resto em todo o País, repercutiu nos meios municipalistas a promulgação da emenda constitucional nº 6 (originalmente 1-A), aumentando a quota do imposto de renda aos municípios e transferindo para a alçada destes os impostos territorial rural e de transmissão inter-vivos.

Há 90 anos

1931. EDUCAÇÃO

Centro Estudantal Cearense

O Centro Estudantal Cearense recentemente fundado em Fortaleza, com o objetivo de defender os interesses da classe que até agora vinha se mantendo em um verdadeiro estado de inercia, faz ciente aos seus inumeros associados. A novel sociedade já conseguiu para os seus sócios as vantagens: abatimento de 50% nas entradas de cinema. Idem de 10% a 15% na compra de livros nas livrarias Humberto e Morais.

1931. BRASIL

O Manifesto dos Generais

O manifesto que os generais e almirantes dirigirão aos oficiais do Exercito e da Marinha, concitando os a que voltem á caserna, já está impresso e ainda, nesta semana, será divulgado. Esse sensacional manifesto, foi levado ao chefe do Governo Provisorio, por isso que é intento das altas patentes militares fortalecer ainda mais a autoridade do presidente Getulio Vargas.

 

Foto do O POVO é História

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?