Logo O POVO+
O Povo é História
Foto de O POVO é História
clique para exibir bio do colunista

A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO

O Povo é História

Há 15 anos

2007. CIDADES

2.157 imóveis com esgoto clandestino

De janeiro a novembro de 2006, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) notificou 2.157 imóveis por não estarem interligados à rede coletora de esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Este resultado é fruto de um trabalho de fiscalização em conjunto pelas duas instituições, que tem como objetivo tentar evitar que os esgotos domésticos e comerciais acabem indo parar, sem o devido tratamento, nas galerias fluviais.

2007. TRADIÇÃO

Perfil de família perde espaço

Pai, mãe e filhos. Esse modelo tradicional de família perde, a cada ano, espaço para novas formas de arranjos familiares. Em 2005, essas famílias passaram a representar 50% do total. Em 1995, eram 57,6%. Isso significa que, pela primeira vez, esse modelo, apesar de continuar a ser o mais comum, já divide o mesmo espaço dos outros tipos de famílias. Cresceram, nos últimos dez anos, as famílias com um único morador (10,4% do total), os casais sem filhos (15,2%), as mulheres solteiras sem filhos (18,3%) e outras formas de arranjos (6,3%).

Há 35 anos

1987. POLÍCIA

Crise dificulta alimentar soldados

A alimentação está escassa. Ovo frito ou carne em conserva completam o baião-de-dois. Esse é o cardápio que é servido diariamente a centenas de policiais militares, nos seus postos de trabalho. O 5ºBPM, localizado na praça José Bonifácio, é o quartel onde é servido um maior número de refeições. Ali, 250 PMs se alimentam diariamente. "Solicitei um reforço extra de Cz$ 10 mil", disse o coronel Hélio Luna, comandante geral da Polícia Militar do Ceará.

1987. EUROPA

Inverno já provocou 200 mortes

Causou cerca de 200 mortes a onda de frio que cobre a Europa e continua provocando dificuldades na vida cotidiana e no passivo dos balanços econômicos. Do outro lado do Atlântico, ao contrário, é quase primavera. Em Moscou, o termômetro marcava ontem 20 graus abaixo de zero. Nesta região, registraram-se avalanches que já produziram pelo menos 29 mortos.

Há 55 anos

1967. BRASIL

Custo de vida incrementa favelas

As favelas do Rio continuam crescendo e as razões são muitas, com o aumento do custo de vida. Aparecem, com destaque, os altos preços dos aluguéis de casas e apartamentos. As estatísticas oficiais divulgadas em princípios do ano passado revelavam que a Guanabara possuía uma população favelada de, - agora em janeiro de 67 calculadamente, 800 mil almas. Apenas um ano depois - o número de habitantes do "mundo do zinco" atingiu a cêrca de um milhão.

1967. RELIGIÃO

Brasil recebe a "Rosa de Ouro"

O Papa Paulo VI distinguiu a Basílica Nacional de Aparecida com a "Rosa de Ouro" - distinção máxima que o Papa confere a pessoas e instituições - devendo ser entregue pelo transcurso do 250º aniversário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Paraíba. Esta é a segunda vez que o Papa concede a honra ao Brasil, sendo a primeira entregue à Princesa Isabel por ter assinado a lei da abolição da escravatura.

Foto do O POVO é História

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?