A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO
A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO
ÀS 8 HS. 35, NO PALÁCIO DO CATETE, O MAIS SENSACIONAL E IMPRESSIONANTE ACONTECIMENTO POLÍTICO DA VIDA BRASILEIRA
A Rádio Nacional divulgou, às 9 horas de hoje, a mais impressionante e sensacional acontecimento da vida politica brasileira em todos os tempo: O Presidente Getulio Vargas suicidou-se às 8 horas e 35 minutos de hoje, no Palácio do Catete, com um tiro no coração.
Rio, 24 - URGENTE - O sr. Café Filho acaba de declarar-nos: "Organizarei um governo de coalizão nacional. Meus compromissos de renúncia cessaram no momento em que o presidente Vargas deu resposta negativa a minha fórmula. Tôda a minha preocupação, no caso de assumir a presidência, será a pacificação dos ânimos em todo país. Não tomarei nenhuma decisão antes de ouvir os chefes das diversas correntes partidárias. Estou empenhado em organizar um governo de coalização nacional.
Rio, 24 - Logo após os dramáticos acontecimentos desta manhã, o presidente Vargas, cercado de tôda sua família, recolheu-se aos seus aposentos para repousar.
***
Rio, 24 - URGENTE - Patrulhas da Aeronáutica cercam o Palácio do Catete, aguardando a saída de Benjamin Vargas para prendê-lo, por ordem do presidente da Camissão de Inquérito Policial-Militar, coronel Adil. Parece não haver mais dúvidas de que foi um dos mandates do atentado da rua Tonelero.
***
Rio, 24 - São as seguintes as primeiras palavras do sr. Café Filho, como presidente da República: Não há palavras que possam descrever a minha emoção. A notícia do gesto de extremo desespêro do eminente Presidente da República atingiu-me como um raio. A nação deve estar traumatizada, como eu, por esta tragédia sem precedentes em nossa história.
Jamais pensei em assistir o governo em tais condições. O presidente da República não precisava recorrer a uma atitude tão extrema, que toda a nação deve deplorar com profunda consternação."
UM BILHETE FINAL
Foi também divulgado o seguinte bilhete deixado escrito por Getúlio Vargas, antes do suicidio:
"A sanha dos meus inimigos, deixo o legado da minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer pelos humildes tudo o que desejava."
O CORPO NOS APOSENTOS
Às 9hs.15, a Rádio Nacional noticiou que o corpo de Getúlio Vargas permanecia em seus aposentos particulares, no Palácio do Catete, velado por pessoas de sua família e amigos íntimos.
CONSTERNAÇÃO
Rio, 24 - (Telepress) - URGENTISSIMO - O sr. Getúlio Vargas recolheu-se nos seus aposentos logo após a reunião ministerial. Exatamente às 8hs.35 minutos, vinha a dolorosa noticia: Getúlio, suicidou-se com um tiro no coração. Há consternação geral, depois de tanta alegria com sua saída do govêrno.
TUDO EM ORDEM
Rio, 24 - (Telepress) - URGENTE - Tudo está na mais perfeita ordem. Os transportes normais. Todo mundo trabalhando. Todas as escolas funcionando e o comércio aberto.
LUTERO,
O PRIMEIRO CHEGAR
A primeira pessoa a chegar aos aposentos do sr. Getulio Vargas, após o suicidio, foi o seu filho Lutero Vargas, que se acervo do corpo do pai tomado de forte emoção.
HORAS DRAMÁTICAS
DA MADRUGADA DE HOJE
A REUNIÃO DO CATETE E A NOTA OFICIAL - MOVIMENTO DE TROPAS NA CAPITAL FEDERAL - NA RESIDENCIA DE CAFÉ FILHO - PEDIDO DE LICENÇA E NÃO RENUNCIA.
A crise político-militar que há vários dias se desenvolve na Capital da República, com repercussão em todo País, assumiu de ontem para hoje o seu ponto culminante.
PROPOSTA DE
CAFÉ FILHO RECUSADA
Os sintomas mais graves de que as ocorrências se precipitavam para um desfecho dramático, ao lado das repetidas reuniões de militares no dia de ontem, resultaram - segundo as emissoras cariocas - da comunicação feita da presidência do Senado, pelo sr. Café Filho, segundo o qual, para evitar maiores dissabores para o País, havia proposto ao sr. Getúlio Vargas renunciarem ambos, ele, Café, e ele, Getulio, aos postos para que foram eleitos a 3 de Outubro de 1950.
Desse modo, dentro de 30 dias, se realizariam novas eleições tomando a Nação os novos rumos que o povo traçasse nas urnas.
Essa proposta não foi aceita pelo sr. Getúlio Vargas.
TERIA RENUNCIADO
Ás 4,45 da madrugado uma estação de rádio noticiou, com formação do enorme repercussão, que o sr. Getúlio Vargas havia renunciado ao Govêrno. E logo depois se divulgava, sem confirmação, que o vice-presidente Café Filho assumira o cargo, como substituto do legal do Presidente.
LICENÇA POR TRÊS
MESES E NÃO RENUNCIA
Ás 6,20 se esclarecia a situação: não houvera a renuncia, mas 11 uma fórmula diferente, que iria consistir num pedido de licença de sr. Getúlio Vargas por três meses.
Essa fórmula resultara de uma reunião havida no Catete, sob a presidência de Getulio, e da qual participaram todos os Ministros e mais o marechal Mascarenhas de Morais, chefe do Estado Maior Geral das Fôrças Armadas, e o general Caiado de Castro, chefe da Casa Militar da Presidência da República.
Referida reunião iniciou-se precisamente a 1,30 de madrugada, terminando exatamente duas horas depois.
Rio, 24 - (Telepress) - Noticias procedentes de New York informam que causou grande consternação nos meios ligados ao Brasil o inesperado passamento do presidente Vargas
NOS EE. UU.
Rio, 24 - (Telepress) - Nos círculos oficiais de Washington, causou surpresa e consternação a notícia do falecimento do presidente Vargas, considerado um dos grandes incentivadores dos laços de amizade que unem o Brasil e Estados Unidos. Segundo se informa, o próprio presidente Eisenhower teria manifestado seu pesar pelo doloroso acontecimento, acrescentando que o presidente Vargas era figura muito benquista no EE. UU. CONDOLÊNCIAS!
Rio, 24 - (Telepress)- Notícias chegadas da Cidade do Vaticano informam que ali foi recebida com grande pesar a notícia da morte do presidente Getúlio Vargas, tendo sido dirigido um telegrama de pêsames à nação brasileiro pelo funesto acontecimento.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.