Logo O POVO+
Tchau, Alemanha e Bélgica. Cuidado, Europa
Foto de Papo de Copa
clique para exibir bio do colunista

Os jornalistas Fernando Graziani e Lucas Mota analisam os principais acontecimentos da Copa do Mundo do Catar. Textos durante todos os dias do Mundial.

Tchau, Alemanha e Bélgica. Cuidado, Europa

Alemães e belgas se despediram de forma precoce da Copa do Catar. França e Espanha despontam como favoritas entre seleções europeias
Tipo Opinião
Alemães voltam para casa mais cedo (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Foto: FRANCK FIFE / AFP Alemães voltam para casa mais cedo

Copa do Mundo sem zebra não tem graça. Ontem, caíram de uma vez só duas seleções que estavam entre as favoritas no Mundial: Alemanha e Bélgica. Foram eliminadas em grupos teoricamente fáceis. Voltam para casa com campanhas patéticas.

E os europeus que fiquem espertos. É certo que o domínio de seleções europeias se intensificou após o penta do Brasil, em 2002. De lá pra cá, somente equipes do Velho Continente conquistaram a Copa: Itália, Espanha, Alemanha e França.

Em 2018, por exemplo, os quatro semifinalistas eram da Europa: Bélgica, Croácia, Inglaterra e França. No meio do caminho do domínio europeu ainda rolou a acachapante derrota do Brasil por 7 a 1 para os alemães, em 2014. Naquela edição, a Alemanha ficou com o título depois de bater a Argentina.

Junto ao domínio da Europa na Copa do Mundo veio a soberba. Começaram a aparecer cada vez mais personagens da bola com discursos arrogantes. Em maio, Mbappé, craque da França e do PSG, afirmou o seguinte:

"Quando chegamos à Copa do Mundo, estamos preparados. Brasil e Argentina não têm esse nível. Na América do Sul, o futebol não está tão avançado quanto na Europa. Por isso, nas últimas Copas, se você olhar, são sempre os europeus que vencem".

Antes de pendurar as chuteiras, Xavi, campeão mundial pela Espanha em 2010, colocou a Eurocopa acima da Copa do Mundo em declaração feita em 2012. "A Eurocopa é mais difícil que a Copa do Mundo, mais intensa. Na Copa, com todo respeito, pode enfrentar, não sei, Honduras ou Arábia Saudita. Na Eurocopa, qualquer time pode te vencer", disse na época.

Mas a Copa do Mundo do Catar mostra que não é bem assim. Embora existam seleções frágeis em outros continentes, a Europa também possui. O Mundial é bem mais difícil do que a Eurocopa.

Espero que a Copa do Catar quebre o domínio europeu e freie a soberba do Velho Continente. A Alemanha caiu num grupo que tinha Japão, Espanha e Costa Rica. Os espanhóis, que acham que descobriram o futebol depois do Mundial de 2010, quase foram eliminados e avançaram em segundo. O primeiro lugar ficou com os valentes japoneses.

No grupo F, a Bélgica, algoz do Brasil em 2018, se despediu e viu o Marrocos passar em primeiro. Na chave D, a Dinamarca foi eliminada na última posição. Com a França em primeiro, a Austrália é quem ficou com a segunda posição. No grupo do Brasil, Suíça e Sérvia tiveram bastante dificuldades e tentam a classificação na última rodada em duelo direto.

Que venham as oitavas. As zebras devem aparecer novamente. Muito cuidado, Espanha, Inglaterra, Croácia e Holanda.

No mata-mata, a Espanha enfrentará o Marrocos, enquanto a Inglaterra medirá forças com Senegal. Holanda e Croácia vão encarar Estados Unidos e Japão, respectivamente.

Foto do Papo de Copa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?