Logo O POVO+
A Copa para o Brasil começa na semifinal
Foto de Papo de Copa
clique para exibir bio do colunista

Os jornalistas Fernando Graziani e Lucas Mota analisam os principais acontecimentos da Copa do Mundo do Catar. Textos durante todos os dias do Mundial.

A Copa para o Brasil começa na semifinal

O caminho da seleção na Copa do Catar foi bastante tranquilo. As surpresas da fase de grupos facilitaram o chaveamento para o Brasil até a semifinal
Tipo Opinião
Caminho da seleção ficou mais fácil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Foto: Lucas Figueiredo/CBF Caminho da seleção ficou mais fácil

O Brasil pegou um caminho muito fácil em relação a outros concorrentes no mata-mata da Copa do Mundo. O "caldo" vai engrossar mesmo a partir da semifinal, quando a equipe pode enfrentar Argentina ou Holanda. A Croácia, vice-campeã no Mundial da Rússia, em 2018, não está à altura da seleção brasileira no duelo pelas quartas de final.

O time canarinho fez um ótimo ciclo para a Copa. Tite soube aproveitar os quatro anos de preparação com testes e variações táticas. Com exceção de Daniel Alves, convocou jogadores que estão voando em seus clubes. O escrete brasileiro é muito competitivo e sobra em qualidade.

A Croácia faz, até aqui, uma Copa do Mundo "meia boca". Está longe do futebol competitivo que apresentou em 2018, quando bateu a Argentina por 3 a 0 na fase de grupos e eliminou a Inglaterra na semifinal. O problema dos croatas é o mesmo da Bélgica: não houve renovação no plantel. A geração brilhante da equipe, que inclui Modric, Perisic e Lovren, envelheceu.

O rival da seleção brasileira sofreu para eliminar o Japão nas oitavas de final. Precisou das penalidades para passar. Na fase de grupos, o time suou para avançar na chave que tinha Marrocos, Canadá e Bélgica. Após quatro partidas na Copa, os croatas só venceram uma partida, diante dos canadenses, 4 a 1, e empatou as outras três.

Creio que o Brasil eliminará a Croácia sem dificuldades. O caminho até o momento da seleção foi bastante tranquilo. Caiu num grupo com nenhum rival à altura: Suíça, Sérvia e Camarões.

No chaveamento para o mata-mata, o Brasil teve o caminho facilitado com as surpresas da fase de grupos. A Canarinho enfrentou a Coreia do Sul nas oitavas, livrando-se de Gana e Uruguai, rivais que poderiam dificultar mais para os brasileiros.

Com os resultados surpreendentes do Grupo E, a seleção viu Espanha e Alemanha saírem de seu caminho. Os alemães nem sequer conseguiram se classificar. Os espanhóis avançaram em segundo, indo para o outro lado do chaveamento, mas já se despediram após perderem para Marrocos nos pênaltis.

Na semifinal, sim, haverá confronto gigante para o Brasil. Argentina e Holanda são rivais históricos da seleção. Imagina um Brasil x Argentina na semi?

Do outro lado do chaveamento, Portugal e França são os mais cotados para um eventual duelo de semifinal. Os portugueses encaram a maior surpresa do Mundial, Marrocos, enquanto os franceses fazem o clássico europeu contra a Inglaterra. Os atuais campeões têm apresentado o melhor futebol da Copa no Catar.

Foto do Papo de Copa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?