Logo O POVO+
SP: Ideias de um Brasil que persiste
Foto de Paulo Linhares
clique para exibir bio do colunista

Paulo Sérgio Bessa Linhares é um antropólogo, doutor em sociologia, jornalista e professor cearense

Paulo Linhares arte e cultura

SP: Ideias de um Brasil que persiste

O Festival de besteiras que assolou a imprensa nos 100 dias de Lula
Lula e Jana em viagem à China: Brasil resgata imagem internacional, mas imprensa do Sudeste segue em teclas do passado  (Foto: RICARDO STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP)
Foto: RICARDO STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP Lula e Jana em viagem à China: Brasil resgata imagem internacional, mas imprensa do Sudeste segue em teclas do passado

Se tivéssemos um pouco mais de sofisticação nas nossas investigações sobre a mídia sudestina brasileira teríamos documentos devastadores sobre a estupidez dos nossos analistas.

Físicos de dados, lógicos, historiadores, antropólogos, cientistas políticos, gente que, de fato, pensa sobre a produção do conhecimento, precisa avaliar de maneira mais clara o que é oferecido como imagem do dia a dia do País.

Nas ciências sociais, fomos um tanto quanto condescendentes com a mistificação e a canalhice produzida pela república de Curitiba de Moro e Cia.

Mas até poucos dias achávamos que a mídia sudestina tinha recuperado um pouco a capacidade de refletir sobre os objetos que investigam.

Qual nada.

O balanço de 100 dias do governo Lula foi uma enxurrada de avaliações estapafúrdias que simplesmente repetiam o receituário mais medíocre que o mercado financeiro orienta.

É insuportável ouvir diariamente o festival de sandices de tipos como Carlos Alberto Sardenberg. A Folha de São Paulo, que até pouco tempo se mantinha dentro de um nível de razoabilidade, se transformou definitivamente num antro de especialistas em ocultar interesses privados na produção da linguagem pública.

Para coroar o seu momento ímpar, demitiu Jânio de Freitas, um das vozes mais lúcidas de toda a história da imprensa brasileira contemporânea e contratou Dora Kramer, uma medíocre puxa saco do tal mercado.

As análises cansativas sob o manto da neutralidade valorativa esqueceram praticamente toda a cilada política que o Governo Lula teve de superar com a tentativa de golpe do bolsonarismo. As manobras e a conspiração vencidas por Lula, obra de gênio, foram colocados como tarefa executada, ora vejam, pela própria mídia.

O ponto principal apontado unanimemente foi a economia. Segundo eles estaríamos em estado terminal. Dois dias depois a bolsa dispara, o dólar cai e a inflação declina. Lula vai a China e a bíblia do capitalismo The Economist louva Lula como ambicioso e hiperativo e diz que ele voltou em grande estilo à "big League"".

Mesmo a mídia carioca (leia-se O Globo e a Globo) foi mais apta a capturar a complexidade do momento. A Folha e o Estadão parecem embevecidos admirando o bolsonarista travestido de bom moço que governa São Paulo.Até Miriam Leitão, re-centrada, parece mais lúcida que qualquer colunista da Folha.

E eu pergunto: o que é essa loucura da mídia paulista? Uma religião em favor da Faria Lima? Uma ordem política contra o resto do Brasil? Uma coleção de atitudes mentais conectadas apenas ao bolso de Luís Frias?

Quando os paulistas foram fragorosamente derrotados por todo o país, em 1932, os Mesquitas, então os donos poderosos do Estado de São Paulo, envergonhados, fizeram a Universidade de São Paulo (USP) para se vingar e provar que eram superiores.

Se houver uma nova revolução contra a república das elites paulistas, os Frias (aliás, só restou um ) vão montar , talvez, uma nova empresa de maquininhas de cartão de crédito.

FORTALEZA-CE, BRASIL, 26-04-2023: Flavio Dino, Ministro da Justiça e segurança publica. foi ao Palacio da Abolição entregar carros para policia e conversamor com o Governador Elmano de Freitas. (Foto: Aurélio Alves/O Povo)
FORTALEZA-CE, BRASIL, 26-04-2023: Flavio Dino, Ministro da Justiça e segurança publica. foi ao Palacio da Abolição entregar carros para policia e conversamor com o Governador Elmano de Freitas. (Foto: Aurélio Alves/O Povo)

Acepipes, às vezes indigestos.

O Twitter está nas mãos de um psicopata.A representante do Twitter, leia-se Elon Musk, emreunião com o Governo brasileiro, disse que o twitter não tinha como controlar cem perfilresponsáveis pela intoxicacão de jovens nessa onda de atentados escolares. A imprensa,que pediu explicações do Twitter, Elon Musk mandou enviar emojis de cocô.Nosso Ministroda Justiça tem que proibir esse louco
no Brasil.

Elio Gaspari já escreveu aquela metáfora da quitanda, atribuída a Delfim Neto, do Governocomo um vendedor de beringelas, mais de cem vezes. A metáfora é pobre e boba. TãoPrimária e confusa quanto dizer que a economia de um país deve ser vista como a gestãofinanceira de uma família por uma dona de casa.Qualquer economista minimamente letrado sabe o tamanho
dessa asneira.

Vem aí tempo bom na UFC. Muito boa a performance de Custódio e Diana na campanhapara o comando da UFC. Os dois têm potência criativa e boas ideias.Como diz aquela velhacanção popular: um marinheiro me contou, que a boa brisa lhe falou, que vem aí bomtempo.

A racista louca do vôlei de praia Sandra Mathias literalmente açoitou os pobres entregadores e mandou eles voltarem às favelas. Se vocês querem metáfora melhor da psicopatia da direita brasileira contra pobres trabalhadores negros é impossivel. Se o nosso racismo é estrutural é um bom debate acadêmico. Mas que ele está entranhado nas mentedas nossas elites, isso com certeza, sim.

A duna do Pôr do Sol de Jericoacoara está virando um buraco. De tanto a galera fumar baseado em cima dela, a duna já perdeu uma área 12 vezes maior que o gramado do Castelão. A duna também encolheu 60 metros de altura. Se bem que Jeri nem tem mais maluco. Só gente de grana gastando em dólar.  

Foto do Paulo Linhares

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?