Logo O POVO+
Um grande filme e uma boa série sobre gastronomia
Foto de Paulo Linhares
clique para exibir bio do colunista

Paulo Sérgio Bessa Linhares é um antropólogo, doutor em sociologia, jornalista e professor cearense

Paulo Linhares arte e cultura

Um grande filme e uma boa série sobre gastronomia

.
Cenas do filme
Foto: Diamond Films/ Divulgação Cenas do filme "O sabor da vida"

"O Sabor da Vida" é um filme sobre comida e amor. Trata-se de uma longa história de amor (2h15min) entre Eugénie (Juliette Binoche) e Dodin (Benoît Magimel) pela cozinha da casa que compartilham, fritando e fervendo, assando e flambando toda variedade de carnes, bolos, sorvetes e ensopados. O diretor Anh Hung Tran, imigrante vietnamita que adotou a França, é um grande contador de histórias sobre relações amorosas.

Se você, como eu, gosta de gastronomia, vai adorar as longas passagens na cozinha. Mas o filme não mostra uma gastronomia francesa bobona, cheia de frescura. É uma cozinha francesa pesada, trabalhosa e cheia de perdizes e agneau (aliás começa com a preparação de meu prato favorito, Gigot d'agneau au four, um corte que nem existe nos açougues brasileiros). Enfim, é um deleite ímpar assistir "O Sabor da vida" tomando um bourgogne e comendo Carré d'agneau.

Já "O faz nada" (Star plus) é uma séria argentina que conta a história do mais temido crítico gastronômico de Buenos Aires. O veterano Manuel, que Luis Brandoni (83 anos) interpreta com seu grande talento cômico, é um dândi que cruza B. Aires com um Mercedes amarelo-ovo que ele não dirige. Quem cuida de tudo na sua vida é Celsa (María Rosa Fugazot), uma governanta obsessiva que anota num caderno todos os desejos, hábitos e manias do patrão. E ainda dirige o Mercedes amarelo-ovo. Só que ela morre inesperadamente e deixa o velho dândi sem destino. Ele, realmente, não sabe fazer nada sozinho. Daí o nome da série.

Até que Antônia, uma paraguaia, se oferece para trabalhar na casa de Manuel como substituta da finada Celsa. No começo, ele a rejeita, mas Antonia acabará se virando e conseguindo o emprego. Dali em diante, o velho crítico aprenderá a gostar da moça e até a admirar pratos da culinária paraguaio-guaraní.

"O faz nada" é muito divertida, mas acaba muito rápido. São apenas cinco rápidos episódios. Uma pena. Ah, ia esquecendo! A série tem também Robert De Niro comentando e fazendo o crítico Nova Iorquino amigo de Manuel. No final, ele vai para B.Aires prestigiar o livro do argentino. Um sarro legal.

Foto do Paulo Linhares

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?