Logo O POVO+
Segundo turno em Fortaleza: pesquisa é má notícia para Wagner
Foto de Plínio Bortolotti
clique para exibir bio do colunista

Plínio Bortolotti integra do Conselho Editorial do O POVO e participa de sua equipe de editorialistas. Mantém esta coluna, é comentarista e debatedor na rádio O POVO/CBN. Também coordenada curso Novos Talentos, de treinamento em Jornalismo. Foi ombudsman do jornal por três mandatos (2005/2007). Pós-graduado (especialização) em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo turno em Fortaleza: pesquisa é má notícia para Wagner

O primeiro turno das eleições para prefeito de Fortaleza terminou com José Sarto (PDT) como o candidato mais votado, com 36% dos votos, ante 33% do Capitão Wagner (Pros). Índices próximos daqueles indicados pelas pesquisas O POVO/Datafolha.

Índices
Portanto, a pesquisa divulgada agora a pouco no portal O POVO, com dados recolhidos até este sábado (28/11/2020), véspera do segundo turno, é péssima notícia para Wagner.

Segundo os números, Sarto tem 57% das intençõe de voto ante 43% de Wagner, computados apenas os votos válidos. Em relação à pesquisa anterior (18, 19/11), o candidato do PDT oscilou dois pontos para baixo e o representante do Pros oscilou dois pontos para cima, índice dentro da margem de erro.

Debate
Assim, o debate na sexta-feira, na TV Verdes Mares, em que Wagner apresentou mais assertividade e desenvoltura frente às câmeras, parece não ter influenciado o ânimo do eleitor.

Além disso, segundo a pesquisa, apenas 10% dos consultados afirmaram que ainda haveria possibilidade de mudar seus votos. Ou seja, 9 em cada 10 eleitores garantem já ter certeza em quem votarão, o que demonstra dificuldade na mudança do quadro apresentado.

Mulheres
Ademais, Sarto lidera em mais segmentos em relação a Wagner. Destaque-se um deles, o de mulheres - a maioria do eleitorado -, que funciona como uma espécie de “antena” das tendências. Nesse conjunto, Sarto tem 64% das intenções de voto, enquanto Wagner fica com o índice de 36%, 28 pontos percentuais abaixo do adversário.

Estrondo
Portanto, a não ser que aconteça um evento de proporções estrondosas, o resultado das urnas não deverá ser muito diferente do que indica a pesquisa O POVO/Datafolha. Nessa altura do campeonato, o eleitor já precificou ou absorveu todas as denúncias e acusações contas os candidatos e definiu a sua escolha, apesar das atitudes ou possíveis malfeitos de cada um.

Caucaia

A propósito, cinco pessoas ligadas a Naumi Amorim (PSD), candidato à reeleição em Caucaia, foram detidas pela Polícia Federal (PF) com R$ 600 mil em dinheiro e material de campanha do prefeito. Entre os envolvidos está um irmão de Naumi e secretários da Prefeitura. Será difícil que a campanha de Naumi tenha uma explicação coerente para tal feito.

Compra de votos
Tudo indica tratar-se da velha e imoral compra votos. De acordo com a legislação, a prática pode levar à cassação, multa e inelegibilidade por oito anos. É preciso uma investigação rápida e eficaz. Comprovada a culpa, é preciso que a lei recais com todo o seu rigor sobre o responsável ou responsáveis.

É inaceitável que tal intento continue a ocorrer; é um desrespeito ao cidadão e uma ofensa indesculpável à democracia.

 

Foto do Plínio Bortolotti

Fatos e personagens. Desconstruindo a política. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?