Logo O POVO+
Tecnologia e sustentabilidade
Foto de Priscilla Veras
clique para exibir bio do colunista

empreendedora e fundadora da startup cearense Muda Meu Mundo. É pedagoga, cientista política de formação e tem pós-graduação em áreas de gestão

Priscilla Veras arte e cultura

Tecnologia e sustentabilidade

Criadora da startup Muda Meu Mundo, a empreendedora Priscilla Veras destaca o potencial da tecnologia para reduzir impactos ambientais
Tipo Análise

Na década de 1970, um grupo de cientistas resolveu entender quanto impacto os seres humanos estavam causando no planeta Terra e se conseguiríamos saber quando um iminente colapso aconteceria. Eles encomendaram então uma pesquisa computacional baseada em matemática para o MIT que nos trouxe uma predição terrível sobre o que conhecemos popularmente como o "fim do mundo".

Claro que estou aqui falando de uma forma muito simples sobre essa predição, mas, apenas para ajustarmos nossa visão neste momento, o intuito de te contar esse fato científico é para que possamos entender o quanto a tecnologia e a sustentabilidade conversam e podem caminhar juntas.

Pois bem... o nome desse estudo se chama "Os Limites do Crescimento". E ele dizia que quanto mais a população mundial ia crescendo, mais comida e produção industrial seriam necessários e mais poluição iríamos gerar. Todos esses componentes juntos trariam um limite para o nosso crescimento e com isso o planeta entraria em colapso em 100 anos. Imagina isso... esse estudo matemático diz que em 2050 nosso planeta entrará em colapso.

Para a minha tristeza, e a sua também, as mudanças significativas ainda estão sendo feitas e muito tardiamente. Mas, será que nós somos a última geração capaz de intervir de forma positiva nesse planeta?

Eu lembro da minha avó com a torneira ligada e dizendo: "Desde que eu sou pequena que falam que a agua vai acabar e nunca acabou!" Ou de algumas pessoas que conheci no supermercado que diziam: "Eu sempre comi essa comida com agrotóxico e nunca aconteceu nada!"

Talvez você conheça muitas pessoas que pensam assim, ou pior... talvez você seja essa pessoa que está tão cética com o colapso que podemos causar no meio ambiente que não te chama mais atenção esse tipo de discurso. Eu também sou cética em muita coisa, principalmente quando olhamos a sustentabilidade pelo viés exclusivo do "ativismo político" e não enquanto ciência...

Mas estou aqui para te dar esperança! E para mim essa esperança tem 1 nome: Tecnologia!

Você pode nunca ter pensado que a tecnologia poderia ser a responsável por nos ajudar a elevar nossa consciência ambiental e reduzir desperdícios e riscos para o homem... mas ela é capaz de muito mais. No meu tempo de colégio, nós precisávamos ter muito papel se quiséssemos estudar, minha mãe comprava a melhor enciclopédia e as atualizações e a gente tinha muito orgulho de ter todo aquele papel em casa não era mesmo? Hoje, meu filho faz os mesmos tipos de pesquisa que eu fazia, mas não precisamos mais causar um impacto negativo para fazê-lo. No meu tempo, nós nos orgulhávamos de poder consumir produtos industrializados... isso tudo vem mudando. E vem mudando porque nossa capacidade de criar a partir de uma base tecnológica tem mudado tudo à nossa volta.

Talvez você nem perceba mas fazem menos de 15 anos que os aplicativos surgiram e a gente precisava da lista telefônica para olhar o mapa de uma cidade... Essas transformações trazem um grande impacto para esta geração. Claro que eu não posso esquecer da quantidade de componente tecnológico que está jogado nos aterros sanitários, ou das pessoas que trocam de celular todos os anos sem necessidade. Mas este é um assunto relacionado ao consumo, não à tecnologia em si.

A tecnologia que é aliada à sustentabilidade é aquela capaz de criar carros elétricos, despoluidores de rios, construir casas usando insumos inteligentes... a tecnologia que nos ajudou nessa pandemia a não precisar sair de casa e reduzir as emissões de CO2... pense em quanta coisa mudou de um ano para cá! A tecnologia que nos permite ter uma consulta médica sem que você se desloque e perca 2h esperando um atendimento que dura 5 min, são coisas tão simples que hoje a gente se pergunta, mas porque nunca fizemos assim? E aí vem o meu olhar para a sustentabilidade...

Pensar em sustentabilidade é pensar de forma eficiente sobre o uso dos recursos naturais para que eles supram as necessidades atuais e que não acabem para as futuras gerações. A tecnologia é a nossa mais disruptiva esperança de que possamos encontrar formas inteligentes de estar presente nesse mundo.

Foto do Priscilla Veras

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?