Logo O POVO+
Empreendedorismopor detrás do glamour
Foto de Priscilla Veras
clique para exibir bio do colunista

empreendedora e fundadora da startup cearense Muda Meu Mundo. É pedagoga, cientista política de formação e tem pós-graduação em áreas de gestão

Priscilla Veras arte e cultura

Empreendedorismopor detrás do glamour

Empreendedora da startup Muda Meu Mundo, Priscilla Veras mergulha nos desafios de gerenciar o próprio negócio indo além da romantização
Tipo Notícia

Em meu último artigo falei muito sobre a importância de exercitarmos em nós o "espírito" empreendedor...

Mas eu acho importante falar que não é todo mundo que gosta ou quer se tornar empreendedor. E tá tudo bem querer ter salário, benefícios, férias, hora de entrar e de sair, finais de semana off... Tá tudo bem mesmo!

Nós vivemos momentos de extremo em nossa sociedade onde ou colocamos as pessoas dentro das nossas caixas ou elas estão completamente fora desta caixa e por isso estão erradas. Fazemos isso com política, com sustentabilidade, com opções de empregos, com futebol... Ou você pensa como eu, ou está errada.

Pois neste dia eu tenho a missão de "desglamourizar" o empreendedorismo e te mostrar que sim, há vida na CLT!

Quero começar te contando que empreender é uma das coisas mais difíceis que eu fiz em toda a minha vida. Difícil porque na maioria das vezes você se sente completamente perdido e sozinho. Você vai todos os dias errando e acertando até aprender e encontrar um caminho que ainda não existe. Todo esse mito de trabalhar para você mesmo, ser seu próprio chefe é tudo papo furado! Meus chefes são todos os colaboradores, clientes e investidores que precisam que meu trabalho seja perfeito todos os dias para que eles possam receber o justo por seu esforço diário. Outro grande mito espalhado para te enganar e te prender no empreendedorismo é o de que você vai ter mais tempo e trabalhar quando quiser... tudo mentira! O empreendedor não tem férias, uma semana off é quase um milagre depois de anos de trabalho e fim de semana... às vezes dá pra tirar o domingo de folga... às vezes.

Tem mais, você não tem salário, sabia? Se o negócio não tá indo bem, sabe quem primeiro fica sem receber? Sim, você! E tem mais, 13º salário é algo que você não vai ver... Aí alguém pode dizer: ah mas você tem participação nos lucros e dividendos... Sabe o quanto uma empresa demora para chegar no nível de dar lucro e distribuir dividendos? Muito, muito tempo. Talvez você nem esteja mais lá para ver isso.

E sabe quando você tá bem desanimado porque o negócio não tá indo bem e você precisa incentivar, levar ânimo e estratégias para as equipes? Sabe quem leva ânimo para o empreendedor? Sim, ninguém ou melhor, ele mesmo. É uma automotivação que, às vezes, eu penso que a gente é meio louco, sabia? A gente se automotiva e fica feliz quando deveríamos estar chorando em posição fetal porque tá dando tudo errado.

Não vai ter ninguém te dizendo que você tá trabalhando demais fora do horário, nem dizendo que você precisa cumprir sua carga horária porque você não tem carga horária. E pior... se tiver tudo dando errado é exatamente porque provavelmente você deve estar trabalhando pouco. E aí você escuta: mas como assim você tem reunião às 21h? tenho! E essa de estar em Home Office e conseguir acompanhar mais o filho? Essa é a maior piada de todas! Você se tranca em um quartinho que elegeu como seu escritório e tenta fazer com que o mundo não se acabe enquanto seu filho tá do lado de fora fazendo aula online.

Eu poderia escrever um livro inteiro só te contando o quanto é difícil empreender e que você não deveria nunca largar sua carteira de trabalho para correr atrás de um pró labore. Poderia te contar sobre todas as vezes em que me passaram a perna e eu tive que sorrir para não me indispor com alguém que poderia me prejudicar no mercado, sobre as vezes que eu disse que ia dar tudo certo e fui dormir chorando pensando como eu ia fazer aquilo dar certo, sobre todas as conversas incríveis que tive em dias que eu sabia que estava dando tudo errado.

Mas se é tão maluco empreender porque você faz isso, Priscilla?

Apesar de ser a coisa mais difícil que eu fiz na minha vida inteira é igualmente a coisa mais incrível. Imagina fazer uma coisa do zero chegar a 100. Imagina poder empregar e ajudar tantas famílias a terem seus sustentos, ou encontrar uma solução que nunca ninguém pensou nisso antes... eu adoro! Adoro essa loucura que é empreender.

Por isso, não tem problema você não gostar de empreender. Não tem problema buscar algo mais "estável". O mundo precisa de bons profissionais em todas as áreas e de todo jeito. Tá tudo bem buscar isso. Apenas seja o melhor que você puder ser em todas as áreas da sua vida.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Foto do Priscilla Veras

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?