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10 dicas para aproveitar bem a Black Friday no comércio eletrônico
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Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

10 dicas para aproveitar bem a Black Friday no comércio eletrônico

Evento só ocorrerá daqui a um mês, no dia 27 de novembro. Mas os brasileiros já estão de olho na megaliquidação, que, neste ano, deverá movimentar principalmente o comércio eletrônico
Segundo o levantamento, 56% das pessoas devem comprar itens de necessidade, 51% garantir produtos de desejo e 25% adiantar as compras de Natal (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Segundo o levantamento, 56% das pessoas devem comprar itens de necessidade, 51% garantir produtos de desejo e 25% adiantar as compras de Natal

Tradicional evento do varejo nacional, a Black Friday só ocorrerá daqui a um mês, no dia 27 de novembro. Mas os brasileiros já estão de olho na megaliquidação, que, neste ano, deverá movimentar principalmente o comércio eletrônico, que ganhou mais força durante a pandemia do novo coronavírus.

Samantha Schwarz, gerente-executiva de B2C da Infracommerce, separou dez dicas que prometem ajudar o consumidor a se preparar para a data e aproveitar a Black Friday da melhor forma possível. 

1. Faça uma lista de compras

Pode parecer simples, mas quando temos uma lista, conseguimos visualizar com mais clareza o que pretendemos comprar. Assim, é possível ter uma noção geral de quanto investimento será necessário e elencar os produtos prioritários.

2. Comece a monitorar os e-commerces

Depois da lista pronta, pesquise os sites nos quais pretende comprar e monitore os preços. Empresas idôneas não aumentam os preços antes da data para no dia fazer tudo "pela metade do dobro", mas, ainda assim, é importante checar se os descontos são realmente relevantes.

3. Fique de olho no "esquenta"

Muitas empresas começam as promoções antes mesmo da sexta-feira. Por isso, é interessante acompanhar as redes sociais e assinar as newsletters das lojas escolhidas. É possível que você consiga aproveitar um desconto adiantado e já garantir algum item da sua lista.

4. Pesquise a reputação das lojas

Existem diversas ferramentas que disponibilizam informações sobre atrasos e demais problemas dos e-commerces. Para não ter nenhuma surpresa, veja se as lojas escolhidas são de confiança com antecedência, assim você consegue escolher outro lugar mais confiável caso seja necessário.

5. Cheque o certificado de segurança do e-commerce

Um ponto simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do "www", tem o protocolo "https". Esse "s" significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.

6. Cuidado com e-mails falsos

Ao receber um e-mail com oferta, cheque se ele é real. Uma dica bem fácil é buscar o nome da loja no Google e clicar em links patrocinados. Os primeiros que aparecem na busca, pois são pagos pela empresa para estar no topo, portanto, geralmente são oficiais. Também é importante tomar cuidado com links divulgados por redes sociais.

7. Proteja-se de golpes

Tomar cuidado com os seus dados pessoais e de cartões pode evitar uma dor de cabeça após a Black Friday. Além do cuidado com e-mails falsos, mensagens recebidas pelas marcas por SMS também precisam ter atenção. Hoje, com a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), os sites têm a obrigação de informar o uso dos dados e se responsabilizar por seu armazenamento. Procure sites sempre com esse aviso e nos quais você confia.

8. Esteja a postos antes da meia noite

Caso você queira muito algum produto ou o e-commerce escolhido tenha anunciado um desconto bem expressivo, uma boa dica é ficar de olho no relógio e se adiantar. Assim, você evita a correria e tem mais chances de chegar primeiro para garantir o produto.

9. Acompanhe depois de comprar

O dia chegou e você comprou tudo o que queria? Agora é importante ficar de olho nos prazos e e-mails enviados pelo e-commerce. Como o volume de vendas na data é muito grande, é importante notar que muitas lojas estendem o prazo. Então, se você comprou para presentear em uma data, por exemplo, certifique-se de que o prazo informado está dentro do que você precisa.

10. Saiba seus direitos

Para toda compra feita na internet, o consumidor tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até sete dias corridos, ou o direito de troca em 30 dias. Não perca esses prazos e busque contato com os canais oficiais da marca, anotando os protocolos e registrando as informações fornecidas.

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